Movimento nas estradas catarinenses deve aumentar a partir da tarde desta quarta-feira

Por: OCP News Jaraguá do Sul

01/11/2017 - 08:11 - Atualizada em: 02/11/2017 - 14:25

As estradas que cortam Santa Catarina, o movimento deve aumentar a partir do início da tarde desta quarta-feira (1º). A Litoral Sul estima um aumento de 46% na circulação de veículos nos trechos sob administração da concessionária nos dias de maior fluxo, 1º, 2 e 5 de novembro. Para fiscalizar as estradas, a Polícia Rodoviária Federal inicia nesta quarta a Operação Finados 2017, que termina às 23h59 de domingo (5).

Em razão da grande concentração de veículos próximo aos cemitérios, muitos deles localizados às margens das rodovias, a PRF recomenda aos motoristas a redução da velocidade nestes locais para evitar, principalmente, atropelamento de pedestres. Entre as ações planejadas pela Polícia para o feriado, está a concentração da fiscalização nos trechos próximos a cemitérios em também locais e horários de maior incidência de acidentes e crimes, de acordo com estatísticas do órgão. 

Além de agentes de grupos especiais, como do Grupo de Motociclismo Regional (GMR) e do Núcleo de Operações Especiais (NOE), a fiscalização receberá o reforço de policiais que estão atuando em áreas administrativas. O objetivo é evitar condutas que aumentem o risco de acidentes graves e vítimas, como uso do celular pelo motorista, ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, consumo de álcool e falta de equipamentos de segurança (capacete, cinto ou cadeirinhas para crianças).

Em 2016 não houve feriado prolongado, pois, o Dia de Finados caiu em uma quarta-feira. Já no feriadão mais recente de 2017, o de 12 de outubro, a PRF registrou 146 acidentes, nos quais 152 pessoas se feriram e três morreram nos cinco dias de operação.

Por Ana Paula Gonçalves