A Polícia Militar divulgou nota de esclarecimento ao OCP News na manhã deste domingo (7) informando que o motorista de 35 anos que morreu baleado em Jaraguá do Sul acumulava quase 30 passagens criminais e encontrava-se em liberdade provisória por crime de trânsito. Ele foi identificado como João Wilson Alves de Souza, natural do Paraná.
Na noite de sábado (6), a PM foi acionada para atender a um acidente de trânsito no bairro Jaraguá Esquerdo. O motorista fugiu do local e se envolveu em outra colisão.
“Ao ser localizado, o homem não acatou as ordens dos policiais, razão pela qual foi utilizado instrumento de menor potencial ofensivo (espargidor de pimenta). Ainda assim, o indivíduo investiu contra os militares, tentando, inclusive, tomar a arma de um deles. Diante da investida, foi necessária a intervenção para neutralizar a ameaça”, esclarece a PM.
O disparo atingiu o tórax do suspeito, que morreu no local. Na vistoria do veículo, os agentes encontraram cocaína e bebida alcoólica. O histórico criminal do motorista incluía registros por dirigir sob efeito de álcool/drogas, furto, desacato, desobediência, resistência e lesão corporal.
Em nota, a PM afirmou que “reforça seu compromisso com a legalidade, a transparência e a preservação da ordem pública”.

Foto: Fábio Junkes/OCP News
Relembre o caso
A ocorrência foi registrada na rua Leopoldo Diel, no bairro Jaraguá Esquerdo. O fato teve início por volta das 21h30, após a PM ser acionada para conter um homem armado supostamente com uma “faca” e que estaria ameaçando as pessoas em via pública. Durante o deslocamento, diversas ligações reforçaram os relatos sobre o comportamento violento do indivíduo.
Ao chegar ao local, a guarnição encontrou o homem com um objeto nas mãos — que, inicialmente, parecia ser uma faca. Conforme o boletim de ocorrência, ele desobedeceu às ordens dos policiais, apresentava sinais de estar sob efeito de entorpecentes, e tentou avançar contra um dos agentes, inclusive tentando retirar a arma do policial.
Diante da situação de risco, foi efetuado um disparo, que atingiu o tórax do suspeito. Mesmo ferido, o homem ainda caminhou por cerca de um minuto antes de cair. Os Bombeiros Voluntários prestaram os primeiros socorros e relataram quadro de parada cardiorrespiratória. O óbito foi confirmado no local.
Após o confronto, foi verificado que o homem havia se envolvido anteriormente em pelo menos dois acidentes de trânsito. O primeiro ocorreu contra o muro de um prédio; o segundo envolveu a colisão com um carro estacionado (um Nissan March) e outro muro, em uma rua próxima.

Foto: Fábio Junkes/OCP News
O condutor havia abandonado o veículo, um Chevrolet Captiva, antes do confronto com os policiais. Durante a vistoria no automóvel, a PM localizou um papelote contendo cocaína.

Foto: Fábio Junkes/OCP News
Ainda conforme a corporação, o objeto que estava na mão do suspeito no momento da abordagem tratava-se de uma estatueta de gesso, e não uma faca, como relatado inicialmente.
A Polícia Científica esteve no local para realizar os procedimentos periciais e fazer a remoção do corpo.

Foto: Fábio Junkes/OCP News