“Moto Laguna não interessa mais aqui”, determina prefeito de Laguna

Foto: Reprodução/Divulgação

Por: OCP News Criciúma

12/12/2023 - 11:12

O prefeito de Laguna, Samir Ahmad, assinou ontem o projeto de lei que revoga o artigo que autoriza a realização de eventos na Praça Seival. A assinatura confirma as afirmações do prefeito de que festas de grande porte seriam cortadas do local.

A assinatura se dá após a repercussão negativa dos acontecimentos registrados desde quinta-feira na cidade, com a realização do Moto Laguna, onde ruas foram fechadas por baderneiros, manobras perigosas foram feitas e outros transtornos registrados por moradores e comerciantes do Mar Grosso.

O projeto de lei será protocolado na Câmara de Vereadores e colocado em votação.

“A partir do dia 7 de janeiro não haverá mais evento privado na Praça Seival. No local teremos apenas o Réveillon esse ano e a Porcada, dia 6. Após isso, não teremos mais os megaeventos”, ressalta.

“Estou assinando agora a lei para enviar à Câmara, para que ela aprove e que nós tenhamos esta garantia de paz e sossego na orla do Mar Grosso”, disse Samir.

A medida visa atender os anseios da comunidade e promover melhorias no espaço público da praça, que atualmente tem sido objeto de constantes pedidos da população para a não realização dos chamados “megaeventos”. A revogação preservará a integridade do local como um espaço destinado à convivência pacífica e ao lazer.

“A prefeitura está empenhada em promover a revitalização da praça, com a instalação de quadras poliesportivas, observatórios, quiosques, brinquedos e outros elementos que contribuirão para transformar a praça em um local multifuncional, propício à prática de atividades esportivas, culturais e de lazer”, diz.

Em julho, o DS publicou matéria sobre a assinatura de um termo para uso de espaço não utilizado do Porto de Laguna para que eventos de grande porte possam ser realizados no local. A área, destinada pelo Governo do Estado e SCPar, era uma reivindicação dos organizadores de eventos particulares e da Liga dos Blocos Carnavalescos de Laguna.

A parceria entre a SCPar e as instituições é referente a áreas em datas alternadas que somam 30 mil m². Os espaços não são utilizados para a operação dos terminais pesqueiros e não comprometerão as atividades de descarga e beneficiamento de pescados do Porto de Laguna.

A MS Organizações foi autorizada a utilizar a área entre os dias 20 de dezembro até 18 de janeiro de 2024, especificamente para os eventos Churrascada Laguna e Réveillon Viva. A Liga Independente dos Blocos Carnavalescos e Culturais de Laguna recebeu autorização para organizar o Carnaval 2024, entre os dias 25 de janeiro e 23 de fevereiro de 2024.

Associação de surf

A Associação de Surf de Laguna (ASL) também encaminhou ofício à prefeitura e à Câmara de Vereadores, manifestando-se sobre o assunto.

“Diante dos últimos problemas ocorridos na orla do Mar Grosso, relacionados a grandes eventos particulares na orla e na Praça Seival, a diretoria de Meio Ambiente da Associação de Surf de Laguna (ASL) não poderia deixar de contribuir para a busca de uma solução. A ASL vem sugerir aos poderes Executivo e Legislativo uma alteração na legislação municipal”, diz parte do texto do ofício.

“Moto Laguna não interessa mais aqui”

O prefeito Samir Ahmad disse em entrevistas que o Moto Laguna “é um evento que não interessa mais para o município. Passa a não ter mais interesse público”.

“Seguimos à risca todas as determinações de organização do evento Moto Laguna, que acontece há 25 anos, mas ninguém esperava que viesse uma orda de delinquentes a Laguna fazer barbaridades na nossa cidade. A Polícia Militar contribuiu significativamente para restabelecer a ordem, mas mesmo assim eles encontraram brechas e levaram pânico às pessoas”, lamenta.

“Por isso, não aceitamos mais. Este foi o último Moto Laguna”, conclui.

O 28º Batalhão de Polícia Militar de Laguna divulgou um relatório preliminar de ocorrências atendidas entre os dias 7 e 9 deste mês, período em que ocorreu o Moto Laguna.

O relatório aponta que foram atendidas 113 ocorrências entre a última quinta-feira e o sábado. Foram 50 veículos removidos por irregularidades e 144 autuações de trânsito. Os dados devem ser atualizados nos próximos dias. A PM também não precisou se os números já divulgados são relacionados somente com o evento.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Diário do Sul

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.