Morre Werner Voigt, um dos fundadores da Weg

Por: OCP News Jaraguá do Sul

01/06/2016 - 13:06 - Atualizada em: 02/06/2016 - 19:43

Recebemos há pouco de fontes oficiais a triste notícia do falecimento do Sr. Werner Voigt, um dos três fundadores da Weg. Segundo divulgado, Sr. Werner faleceu no início da tarde desta quarta-feira (1º), aos 85 anos de idade, devido a complicações de saúde. O óbito deu-se no Hospital São José, em Jaraguá do Sul, e foi anunciado às 13h15 de hoje.

O corpo de Werner Ricardo Voigt será velado na Associação Recreativa WEG (ARWEG) a partir das 18h30. O sepultamento será às 11h de quinta-feira, no Cemitério Central de Jaraguá do Sul, na rua Procópio Gomes de Oliveira.

Como admiradores deste notável empreendedor, ficam nossos pêsames à família e amigos. Jaraguá do Sul perdeu outro de seus grandes nomes.

BIOGRAFIA
retrato-antigo-werner
Nascido no dia 8 de setembro de 1930, descendente de imigrantes alemães vindos da região de Düsseldorf, Werner Ricardo Voigt sempre teve a eletricidade como uma preocupação contínua na cabeça. Desde menino, Werner sempre soube que fios, dínamos, geradores e bobinas fariam parte de sua vida. Aos seis anos já demonstrava toda a sua inclinação para os assuntos da eletricidade, produzindo maquetes completas de serrarias.

Na mesma época de infância, Werner também foi despertado para os prazeres da leitura através do avô, construtor e professor, que recebia inúmeros livros e revistas técnicas da Alemanha. Outro mestre que exerceu forte influência em sua formação foi Purnhagen, eletricista e músico que o orientou profissionalmente a partir dos 14 anos de idade, tanto na área técnica quanto na artística, vindo Werner a se tornar um exímio clarinetista.

Adolescente, foi morar em Joinville, onde estudava no SENAI e trabalhava na oficina de Werner Strohmeyer.

Aos 18 anos foi convocado para servir ao Exército em Curitiba/PR. Após o serviço militar, conseguiu ser um dos dois soldados selecionados para frequentar a Escola Técnica Federal, onde se especializou em radiotelegrafia e eletrônica.

No retorno a joinville, passa a trabalhar na Empresul, concessionária de energia elétrica, onde permanece por dois. Aos 23 anos de idade, atua na oficina de “Kanning & Weber”. Em setembro de 1953, contudo, Werner inicia seu próprio negócio, instalando pequena oficina no centro de Jaraguá do Sul.

A oficina evoluiu, sempre prestando serviços gerais, desde equipamentos domésticos, até em residências e fazendas, no interior do município. Além disto, Werner era o assistente quase exclusivo para a manutenção de cerca de duas dezenas de veículos motorizados que então circulavam em Jaraguá e região.

Montava rádios e radiolas, fabricava e instalava geradores, realizava bobinagens, orientava a instalação de rodas d’água, enfim, a oficina de Werner atendia a praticamente todas as necessidades na área. E os serviços apareciam sempre em maior quantidade, tanto que foi contratando novos auxiliares. Em 1961, a oficina contava com oito colaboradores.

WEG
retrato-atual-wernerO caminho de sucesso empresarial de Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus começou em 16 de setembro de 1961, quando os três fundaram a Eletromotores Jaraguá. Anos mais tarde, a empresa criada por um eletricista, um administrador e um mecânico viria a ganhar uma nova razão social, a Eletromotores WEG SA. O nome é a feliz junção das iniciais dos três fundadores.

A trajetória da empresa ao longo destes anos é marcada pelo êxito. Uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, a WEG atua nas áreas de comando e proteção, variação de velocidade, automação de processos industriais, geração e distribuição de energia e tintas e vernizes industriais.

No país, o grupo tem sua sede e principais unidades industriais em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Suas demais fábricas estão espalhadas por Rio Grande do Sul (Gravataí), Santa Catarina (Blumenau, Guaramirim, Itajaí e Joaçaba), São Paulo (São Paulo, São Bernardo do Campo e Monte Alto), Amazonas (Manaus), Espírito Santo (Linhares). No exterior, a WEG possui unidades fabris na Argentina, Colômbia, México, Estados Unidos, Áustria, Espanha, Alemanha, Portugal, África do Sul, China e Índia, além de instalações de distribuição e comercialização nos Estados Unidos, Venezuela, Colômbia, Chile, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, França, Espanha, Itália, Suécia, Austrália, Japão, Cingapura, Índia, Rússia e nos Emirados Árabes Unidos.

Produzindo inicialmente motores elétricos, a WEG começou a ampliar suas atividades a partir da década de 80, com a produção de componentes eletroeletrônicos, produtos para automação industrial, transformadores de força e distribuição, tintas líquidas e em pó e vernizes eletroisolantes. Cada vez mais a empresa está se consolidando não só como fabricante de motores, mas como fornecedor de sistemas elétricos industriais completos.


Fonte do texto biográfico: Weg.net

Imagens: divulgação / Museu Weg