Morre Bispo de Joinville dom Irineu Roque Scherer

Por: OCP News Jaraguá do Sul

02/07/2016 - 18:07 - Atualizada em: 02/07/2016 - 18:32

Velório será realizado no domingo, a partir das 8 horas, na Catedral de Joinville

Um infarto fulminante matou o bispo de Joinville dom Irineu Roque Scherer, de 66 anos. O corpo foi encontrado no final da manhã deste sábado na morada do bispo, na rua Florianópolis, na zona Sul da cidade. O velório de dom Irineu será realizado no domingo, a partir das 8 horas, na Catedral de Joinville. Às 15 horas, ocorrerá a missa de corpo presente, que será celebrada pelo primo de dom Irineu, Odilo Scherer. O bispo será sepultado na cripta da Catedral.

Uma funcionária notou a demora do bispo para descer para o café da manhã e pediu para que o padre Ivam Macieski fosse verificar a situação. Como dom Irineu não atendia aos chamados, um chaveiro precisou ser acionado para arrombar a porta.

O bispo visitou familiares no Paraná durante a sexta-feira e iria para Curitiba no sábado, mas cancelou a viagem na véspera.

Irineu era bispo de Joinville há nove anos.

A cerimônia deve começar no final da tarde deste sábado na Catedral, mas a Diocese ainda está organizando os detalhes da despedida.

Nascido em Cerro Largo (RS), em 15 de dezembro de 1950, dom Irineu Roque Scherer sentiu o chamado para a vocação ainda na infância, quando servia como coroinha em sua paróquia. Aos 13 anos, ingressou no Seminário Diocesano São José, em Toledo.Em 1978 recebeu a ordenação sacerdotal. O chamado ao episcopado veio em 1998. No mesmo ano tomou posse como bispo de Garanhuns (PE), onde permaneceu até 2007, quando foi nomeado bispo da Diocese de Joinville.

Fonte: A Notícia