Moção de apelo por cinema e teatro com legenda

Por: OCP News Jaraguá do Sul

17/06/2016 - 08:06

A vereadora Natália Petry foi propositora de uma moção de apelo na sessão dessa quinta-feira, 16, que pede agilidade na tramitação de três projetos no Congresso Nacional. Os projetos de lei 256/2007, 327/2007 e 1078/2007 discorrem sobre a obrigação de filmes nacionais e espetáculos teatrais serem legendados para o atendimento ao público surdo.

Natália observou que, segundo o Censo do IBGE de 2010, mais de 340 mil brasileiros têm 100% de surdes e quase um milhão e 800 mil possuem algum tipo de deficiência auditiva.

“Essa população de mais de dois milhões de pessoas, que trabalha e paga impostos, atualmente está impedida de assistir aos filmes nacionais e peças teatrais. O direito à acessibilidade é garantido pela Constituição Federal, mas ainda não é garantido pela prática. Por isso peço que os vereadores votem a favor desse projeto”, ressaltou.

A Associação dos Surdos de Jaraguá do Sul também participou da sessão na plateia do plenário. Eles trouxeram cartazes de apoio à causa, que atualmente ganha proporções nacionais e apoio de artistas e celebridades.

O vereador Jair Pedri parabenizou a proposta e colocou-se à disposição no apoio as ações. Pedri ainda lembrou o trabalho da Associação Assistencial dos Deficientes Auditivos e Visuais (Aadav), “que faz um trabalho magnífico junto a essa parcela da sociedade auxiliando em várias áreas”, ressaltou.

A moção foi aprovada por unanimidade dos parlamentares.

Câmara de Vereadores