Meteorologistas alertam para chuvas até o final de semana em SC

Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

04/10/2023 - 11:10 - Atualizada em: 04/10/2023 - 15:13

O estado é de alerta para as cidades de Santa Catarina, devido as chuvas que começaram na madrugada desta terça-feira (3). Segundo o meteorologista Piter Scheuer, as chuvas se estendem até o final de semana, podendo trazer deslizamentos de terra, enxurradas e alagamentos na região de Jaraguá do Sul. Piter ainda reforçou que não se descarta a chance de enchentes no Vale do Itajaí e Baixo Vale.

“ O tempo segue com chuva e risco para novos temporais no final de semana. O volume de chuva pode passar da média do mês. O esperado é muita chuva”.

O meteorologista Ronaldo Continho ainda reforçou que a situação é grave para os próximos dias, principalmente na região de Rio do Sul e Blumenau.

“A situação é extremamente grave, vamos ter chuva forte nesta quarta-feira, tendo uma melhora na quinta-feira, mas entre sexta-feira, sábado e domingo o esperado é de muita chuva no estado. Na cidade de Rio do Sul choveu quase 80 mm e em Mirim Doce já choveu 65 e 70 mm”

Como calcular o volume de chuva

Para calcular os volumes de chuva, é preciso realizar cálculos em milímetros por metro quadrado. Em uma área de um metro por um metro, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Portanto, quando o volume de chuva registrado atinge 100 mm, isso representa 100 litros de água por metro quadrado.

Outubro chuvoso

Segundo a Defesa Civil, outubro é o mês mais chuvoso do trimestre. Os acumulados de chuva variam entre de 210 a 250 mm no Oeste e Meio Oeste e de 140 a 180 mm do Planalto ao Litoral. Vale salientar que outubro é um mês de transição do período mais frio para os meses mais quentes do ano.

Notícias no celular

Whatsapp