Mesmo sem chuva, nível do rio segue subindo e se aproxima dos 11 metros em Rio do Sul

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Governo do Estado

Por: Luan Tamanini

09/10/2023 - 09:10 - Atualizada em: 09/10/2023 - 10:06

O nível do Rio Itajaí-Açu segue subindo na manhã desta segunda-feira (9) em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí – mesmo sem chuva e com sol na cidade. De acordo com a última medição, realizada às 9h, o nível do rio era de 10,85 metros, 3 centímetros a mais do que a metragem das 8h.

Segundo a Defesa Civil, a elevação do rio se deve às chuvas registradas nas últimas horas em Taió e ao fato de que as barragens de Taió e Ituporanga estão vertendo há mais de 24 horas.

Conforme o último balanço, divulgado às 9h, a barragem de Ituporanga está com 122,07% de sua ocupação e com todas as cinco comportas fechadas. Já a barragem de Taió está com 120.64% de ocupação, com seis comportas fechadas e uma aberta.

Desabrigados

Segundo a última atualização da prefeitura de Rio do Sul, divulgada na noite desse domingo (8), 1.084 pessoas (328 famílias) precisaram deixar suas casas e estavam nos 21 abrigos abertos na cidade.

Donativos estão sendo arrecadados para auxiliar as famílias atingidas pela enchente. Conforme a prefeitura, podem ser doados bolachas; produtos de limpeza; produtos de higiene pessoal e absorvente; água e leite; fraldas infantis e adulto, de qualquer tamanho; ração para cães e gatos; colchões, roupas de cama e travesseiros.

As doações podem ser entregues na sede da organização Obra Kolping, na rua Adolfo Kolping, n° 484, no bairro Canta Galo; ou no Centro de Educação Infantil (CEI) Augusto Bosco, na rua Salvador, no bairro Laranjeiras.