Menino de 9 anos, com as vacinas em dia, morre de meningite bacteriana

Foto: Arquivo Pessoal

Por: OCP News Criciúma

09/11/2023 - 17:11 - Atualizada em: 09/11/2023 - 17:31

Um menino de 9 anos morreu por meningite bacteriana, causada por pneumococo, em Florianópolis, na segunda-feira (9).

A Prefeitura de São João Batista, na Grande Florianópolis, confirmou a identidade da criança, que era aluno da rede municipal.

Carlos Daniel Monteiro Barbosa estudava no 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Catarina Deschamps Steffen. O menino estava internado no Hospital Infantil Joana de Gusmão para tratar a doença.

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), ele estava com as vacinas em dia.

“Nossa solidariedade aos pais, familiares, amigos e colegas enlutados pela irreparável perda”, informou a prefeitura.

Foto: Reprodução/Prefeitura de São João Batista

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), somente neste ano foram registrados 48 mortos por meningite em geral. Os casos confirmados da doença som 656. Esse número é maior que o registrado ao longo de 2022, quando foram 573 casos.

Conforme a saúde estadual, a maior ocorrência de meningites em todos os casos ocorre em crianças de 0 a 4 anos de idade, representando 37% dos casos. As crianças de 5 a 9 anos de idade representam 16,8% dos casos, com uma taxa de incidência de 24,2 casos para cada 100 mil habitantes.

Os 656 casos de meningite confirmados em 2023 ocorreram em 98 municípios catarinenses distribuídos em todas as regiões. No entanto, ocorrem com maior concentração na região litorânea, com destaque para o município de Lages, na Serra.


Fonte: G1