Nesta quinta-feira (4), por volta das 15h30, uma situação de afogamento mobilizou os guarda-vidas civis (GVCs) no posto avançado sul da praia da Ferrugem, em Garopaba. A vítima de apenas 3 anos, foi prontamente socorrida após seu pai abordar os GVCs com a criança aparentemente inconsciente nos braços.
Imediatamente, um dos GVCs iniciou a manobra de tapotagem, resultando na expulsão de água pela vítima. No entanto, a criança apresentou palidez e ausência de pulso, sendo diagnosticada com grau 4 de afogamento. Com a chegada das equipes do Arcanjo-01 e da ambulância, o atendimento ao menor continuou de forma intensiva.
O incidente ocorreu na lagoa da Barra, cerca de 350 metros atrás do posto avançado, em uma área não patrulhada. O Arcanjo-01 conduziu o menor ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, garantindo a continuidade dos cuidados médicos necessários. A ação coordenada das equipes de resgate destaca a importância da prontidão e treinamento especializado para lidar com emergências aquáticas.