A operação do 14º Batalhão de Polícia Militar no condomínio Érica Modroc Menegotti, no bairro Ribeirão Cavalo, em Jaraguá do Sul, contou com um momento especial nesta quarta-feira (25). A pequena Alice, de quatro anos, perdeu o medo “de polícia e de cachorro” ao interagir com o cão Zaion, do Canil do batalhão.

O subcomandante do 14º BPM, major Aires Volnei Pilonetto, conta que deu um “oi” para a menina, que sorriu e, ao se aproximar, perguntou porque estava com o fardamento. Em resposta, o oficial contou que era policial militar e que estava trabalhando. A criança comentou que tinha medo da polícia.

Foto: 14º BPM/Divulgação

“Durante a operação, a gente busca fazer uma aproximação e fazer com que as pessoas de bem percebam que a Polícia Militar está ali para ajudar. Ela me disse que tinha medo de policial e eu falei que não precisava ter medo, que nós estávamos conversando e que estava tudo bem”, conta o subcomandante do 14º BPM.

Alice ficou curiosa com a movimentação dos cães e Pilonetto contou que eles estavam trabalhando. O PM deu a mão para a criança e os dois foram em direção a uma das viaturas. A mãe da criança chamou Alice e o major pediu que a menina fosse até a mãe para pedir autorização.

Foto: 14º BPM/Divulgação

A operação continuou e a interação acabou ficando para outro momento. Após a varredura feita pelos cães, o soldado Freitas e o cão Zaion seguiam para outra ação. Mas o subcomandante do 14º BPM quis mostrar que a menina poderia confiar nos policiais com um gesto simples.

“Eu disse que a gente precisava fazer uma mocinha perder o medo de cachorro e de polícia. Nós fomos até ela e isso realmente foi marcante, porque a gente foi vencendo o medo dela, conversando e ela passou a mão no cachorro. Isso é importante porque essas pessoas vivem em um contexto vulnerável e precisam ter confiança na PM”, afirma o major.

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc...):