Um acidente na BR-476, entre São Mateus do Sul (PR) e União da Vitória (PR), na noite desta quarta-feira (25), resultou na morte de quatro pessoas: um médico, uma enfermeira, um paciente e o motorista de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A colisão com um caminhão carregado com leite ocorreu na altura do KM 313, no município de Paulo Frontin (PR). Segundo informações do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali), a equipe do Samu de São Mateus do Sul estava levando um paciente com quadro de Acidente Vascular Cerebral (AVC) para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em União da Vitória.
No veículo estavam o médico Leandro Martins, a enfermeira Brenda Santos, o motorista Alisson Ferreira e o paciente Altair dos Santos Silva.
O médico, a enfermeira e o paciente perderam a vida no local do acidente. O motorista da ambulância, Alisson Ferreira, foi encaminhado em estado grave ao Hospital Regional de União da Vitória, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada desta quinta-feira (26).
Os dois ocupantes do caminhão – o motorista e uma mulher – tiveram ferimentos leves e foram encaminhados ao Pronto Atendimento de São Mateus do Sul.
*Violência policial: jovem atingida com tiro na cabeça no Rio apresenta estabilidade
Em nota, o Cisvali lamentou a morte das vítimas e destacou a atuação profissional dos socorristas.
“Infelizmente, perdemos não apenas a vida do paciente, mas também de valiosos profissionais que, com dedicação e coragem, estavam a serviço do atendimento à população. O Cisvali expressa seu mais sincero pesar às famílias das vítimas e a todos os profissionais do Samu, que, como irmãos de jornada, sofrem essa perda irreparável”, diz a nota.
A Prefeitura de São Mateus do Sul decretou luto de três dias na cidade. Nas redes sociais, a prefeita Fernanda Sardanha fez uma homenagem às vítimas.
“Tem momentos que nos faltam palavras para expressar tamanha a dor dos familiares atingidos por essa tragédia. E hoje, também, a dor de cada profissional da saúde. Só eles sabem dos desafios diários enfrentados na luta para salvar vidas”, escreveu.