Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Marinha coordena resgate de náufrago alemão no litoral da Bahia

Foto: Marinha do Brasil/Divulgação

Por: Claudio Costa

07/10/2023 - 08:10 - Atualizada em: 07/10/2023 - 08:49

Um navegador alemão foi resgatado em boas condições de saúde, na madrugada desta sexta-feira (6), pelo Navio Mercante ALANIS, registrado em Antígua e Barbuda.

Martin Daldrup sofreu um naufrágio nesta quinta-feira (5), a 685 km da Ilha da Trindade e 1.750km da costa de Caravelas (BA).

Militares do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Brasil (SALVAMAR) Leste, coordenado pelo Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), atuaram na operação de resgate, após serem acionados pelo SALVAMAR de Bremen, na Alemanha.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“O SALVAMAR alemão nos reportou um sinal de alerta de socorro emitido pelo veleiro Jambo, de bandeira alemã, que indicava um iminente afundamento e a presença de um tripulante no bote de apoio”, detalhou o Chefe de Operações do Com2ºDN, Capitão de Fragata Dhartha Dantas.

Em conformidade com as normas internacionais, que preveem a assistência a pessoas em risco no mar, os militares da Marinha do Brasi agiram para promover o resgate, identificando navios mercantes próximos, compartilhando a posição do incidente e solicitando auxílio no resgate.

Durante o deslocamento para a área, mantivemos contato com os dois navios mercantes, que desviaram suas rotas para ajudar no resgate, bem como com o Salvamar de Bremen, que estava em comunicação direta com o náufrago, por meio de um dispositivo de salvamento por satélite chamado Spot”, complementou o Chefe de Operações.

Na operação de resgate, foi utilizado o Sistema de Planejamento de Apoio à Decisão SAR, desenvolvido com o propósito de agilizar o processo de planejamento e acompanhamento das operações de busca e salvamento.

O Sistema integra metodologias modernas, com dados metaoceanográficos (dados de correntes marinhas, ventos reinantes na região e marés) e modelos numéricos, a fim de otimizar e agilizar os cálculos de padrões de busca e de posições futuras de objetos no mar.

“A salvaguarda da vida humana no mar é uma das responsabilidades da Marinha, e, para tal, é de suma importância manter equipes bem treinadas, capacitadas e atualizadas com as modernas tecnologias que se apresentam, onde a rapidez na resposta a um incidente como este pode representar um final feliz, com o regresso de um náufrago ao porto seguro e à sua família”, afirmou o Comandante do Centro de Operações Marítimas, Capitão de Mar e Guerra João Batista.

A mobilização contou também com o apoio do SALVAERO, da Força Aérea Brasileira, que manteve uma aeronave de prontidão para agir, caso fosse necessário.

“Este episódio reforça a importância das precauções que todos os navegantes devem tomar antes de se fazerem ao mar e destaca a importância dos serviços de busca e salvamento e os meios de comunicação para alertá-los, como o Disque Emergências Marítimas e Fluviais, no telefone 185, o Canal 16 (VHF), destinado ao Serviço Móvel Marítimo, e serviços satelitais de emergência”, explicou o Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, perícia criminal, marketing digital, em inteligência artificial e pós-graduando em gestão de equipes.