Marcha do Silêncio expõe o problema da embriaguez ao volante na região de Jaraguá do Sul

Última Marcha do Silêncio aconteceu em 2019, com o tema embriaguez ao volante. Foto: Divulgação

Por: Claudio Costa

09/10/2019 - 06:10

O movimento Marcha do Silêncio vai promover uma oficina sobre o problema da direção sob o efeito de álcool nesta quarta-feira (9), às 19h, em Guaramirim.

Alunos de direito da Uniasselvi vão ter a oportunidade de ouvir autoridades envolvidas na fiscalização, prisão e abertura de processos contra motoristas infratores.

Além de parentes de vítimas, participarão do evento o delegado regional Fabiano dos Santos Silveira, o promotor de Justiça André Teixeira Milioli, o capitão da Polícia Militar Antônio Benda da Rocha, o advogado Eduardo Langhinotti Follmann e o juiz Samuel Andreis.

Sueli Mader, coordenadora do movimento, explica que a Marcha do Silêncio já promove oficinas neste sentido e quer levar o problema aos estudantes de direito.

O objetivo principal é expor aos universitários o perigo de dirigir alcoolizado.

“Nós vamos falar para dez turmas e muitos deles já estão se formando. A gente vai buscar mostrar a dor das famílias e sensibilizar essas pessoas. Eles têm a faca e o queijo na mão para mudar essa realidade. Quem conhece mais as leis do que os advogados?”, lembra.

Embriaguez ao volante

A coordenadora do movimento explica que a Marcha do Silêncio tem como tema em 2019 o problema da mistura de álcool com a direção.

Sueli afirma que, infelizmente, as famílias das vítimas não acreditam que os motoristas que causam acidentes fatais sejam punidos.

“A Marcha do Silêncio trabalha em duas linhas: conscientização e solidariedade. Mas a nossa maior força está nas famílias vitimadas e nós queremos ver Justiça. Se você for analisar o cenário, a gente não vê isso”, destaca Sueli.

Marcha do Silêncio

O movimento Marcha do Silêncio existe há 12 anos em Jaraguá do Sul. Sueli ressalta que uma pequena parcela da população acaba se comovendo com o problema da violência do trânsito. Segundo ela, as pessoas precisam lutar para transformar essa realidade.

“As pessoas pedem por mudança e não querem mudar. Aí, a mudança não acontece. Nós não podemos esperar pelo outro quando o compromisso de mudar essa realidade é meu também”, enfatiza.

Importante iniciativa

moto envolvida em acidente

Delegado regional destaca os altos índices de delitos no trânsito na região | Foto ilustrativa Fabio Junkes/OCP News

À frente da 15ª Delegacia Regional de Polícia, o delegado Fabiano dos Santos Silveira evidencia a importância das oficinas promovidas pelo movimento.

Silveira afirma que a educação é a pedra fundamental para a redução da violência no trânsito.

“Investir na educação para o trânsito, na consciência coletiva da comunidade, vai mostrar que é preciso encarar com seriedade a problemática da segurança no trânsito. Na nossa região, temos ótimos índices nos crimes graves, mas são altos os índices de delitos de trânsito”, lembra o delegado regional.

Fiscalização do trânsito

O comandante da 1ª Companhia do 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar), capitão Antônio Benda da Rocha, revela que a embriaguez ao volante é o crime de trânsito mais combatido pela Polícia Militar na região de Jaraguá do Sul.

Ele destaca que a prática gera diversos transtornos e pode tirar a vida das pessoas.

O capitão da PM frisa que os danos dos acidentes são potencializados pelo álcool e se tornam mais graves.

Benda aponta que outras substâncias, como remédios e drogas ilícitas, também acabam por causar sinistros, ou seja, a reflexão também tem que atingir quem dirige com a capacidade psicomotora alterada.

“A gente fiscaliza naturalmente a embriaguez ao volante com o teste do etilômetro. As outras substâncias psicoativas que determinam dependência, a gente avalia dentro do auto de constatação, do nível de alteração da capacidade psicomotora, com critérios objetivos ou subjetivos”, comenta.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Telegram

Facebook Messenger