Mandado de prisão da Operação Maserati é cumprido em Guaramirim

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Por: Claudio Costa

25/02/2021 - 21:02 - Atualizada em: 25/02/2021 - 21:20

Guaramirim foi uma das cidades em que ocorreram prisões no âmbito da Operação Maserati.

A ação coordenada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) foi realizada em 45 municípios de Santa Catarina e outros cinco estados.

Ao todo, 600 policiais civis, militares, rodoviários federais, agentes do Deap (Departamento de Administração Prisional) e do IGP cumpridos 262 mandados, 120 de prisão e outros 142 de busca e apreensão.

Dos presos, 62 estavam no sistema prisional.

Após nove meses de investigações, o Gaeco deflagrou a operação contra o PCC (Primeiro Comando da Capital).

A facção paulista tinha um plano de expansão em Santa Catarina.

A ideia era dominar áreas da fronteira do Estado, da região de Joinville e de Florianópolis.

“O objetivo da facção era expandir a sua atuação em Santa Catarina e começar essa expansão nas cidades menores até chegar no litoral”, explica a promotora de Justiça Marcela de Jesus Boldori Fernandes.

“O foco estava nas cidades do Extremo Oeste, pela proximidade com o Paraguai e Argentina; em Joinville, por conta da proximidade com os portos de Santa Catarina, Paraná; e com a capital Florianópolis”, completa Marcela.

Segundo a investigação, para gerir toda essa atividade criminosa, foram criados cargos e funções, tal qual uma empresa.

Foram identificados 18 cargos, como, por exemplo, um específico para cadastros de potenciais faccionados, outro para gerir a venda de drogas e um para tratar de assuntos que envolviam todo o sistema prisional, entre outros.

“Na investigação, verificamos que em outros estados, onde a facção já atua há algum tempo, existem mais cargos. Aqui em Santa Catarina, a estrutura ainda estava enxuta e ia crescendo conforme evoluíam os batismos”, afirma o delegado Eduardo Mattos

No decorrer da investigação foram identificados e presos faccionados espalhados em diversas cidades dos estados da federação, mas que atuavam em Santa Catarina.

Além da identificação dos faccionados, foram apurados onze homicídios, quatro tentativas de homicídio e diversos roubos.