A Prefeitura de Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí, decretou calamidade pública nessa quinta-feira (18) por conta dos estragos provocados pela enchente na cidade. Rio do Sul e Taió, também no Alto Vale, também já haviam decretado calamidade em decorrências das chuvas das últimas semanas.
Conforme o decreto, foram registrados mais de 400 milímetros de chuva em Rio do Oeste desde o dia 4 de outubro, o que provocou inundações na cidade. Ao todo, o Rio Itajai do Oeste teve três picos: 8,22 metros, às 11h do dia 6 de outubro; 11,29 metros, às 15h do dia 10; e 11,22 metros, às 17h do dia 13. Na última medição, realizada às 14h desta quinta-feira (19), o nível era de 8.26 metros, o que ainda configura enchente no município.
A cidade registrou múltiplos desastres, como enxurradas, inundações, movimentações de massa, quedas de árvores e de barreiras, entrre outros. As cheias atingiram todo o município, e diversas comunidades ficaram isoladas pelas águas ou por deslizamentos de terra. Dois abrigos precisaram ser abertos para atender 104 famílias (333 pessoas) que tiveram suas casas alagadas. Além disso, inúmeras pessoas ficaram desalojadas, e um homem morreu afogado ao tentar atravessar uma área alagada de bicicleta.
Veja abaixo o vídeo gravado pelo prefeito de Rio do Oeste, Arnildo Ferrari, comentando sobre o decreto: