Mais de 900 alunos de Gaspar recebem certificado de participação do Proerd

Por: OCP News Vale

02/12/2022 - 09:12 - Atualizada em: 02/12/2022 - 09:15

Um total de 902 alunos da rede municipal, estadual e particular de Gaspar estão orientados sobre os malefícios das drogas e a violência. Isso porque, nas noites de quarta e quinta-feira (dias 29 e 30), eles participaram da solenidade de formação do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência), realizado pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação.

No total, participaram do programa 35 turmas pertencentes ao 5º ano de 18 escolas diferentes. Durante a cerimônia os mais de 900 alunos receberam o certificado de conclusão do programa que foi ministrado pelo 2º Sargento Sandro Roberto Bonin.

O sargento destaca que o Proerd atua há 20 anos como um grande aliado na prevenção contra as drogas. “Estamos na sala de aula justamente para ajudar nesta orientação, porém falamos sobre vários assuntos. Com certeza essas informações serão úteis para o dia a dia, dessas crianças até depois de adulta. O Proerd trabalha em três eixos, família, escola e polícia, por isso a importância de estar nas escolas para alcançarmos mais crianças a informação e levar para seus lares”, explica o Bonin.

Durante os encontros, foram abordados temas como respeito e responsabilidade, fatos e efeitos sobre a saúde em relação ao uso de drogas lícitas (álcool e tabaco), riscos e consequências de suas decisões.

A cerimônia de formatura contou com a presença de policiais militares, pais, filhos e educadores, contou com a presença do prefeito Kleber Wan-Dall. No evento o prefeito comentou a importância do Proerd para os alunos. “É um programa importante para nossas crianças, pois faz com elas tomem escolhas seguras e saudáveis durante a vida. Acredito na juventude e sei que são o futuro da nossa cidade e do país. Investir em educação afasta os nossos jovens das drogas e os aproxima de um futuro melhor. Agradeço a Polícia Militar de Gaspar por este grande projeto”, comenta Wan-Dall.

O Programa

O Proerd é um projeto da Polícia Militar que desenvolve um curso de prevenção às drogas e à violência com alunos de todo o Brasil. O material didático é formado por livro do estudante e o livro dos pais, para auxiliar no desenvolvimento das lições.

O Programa consiste em uma ação conjunta entre policiais militares, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer e resistir às pressões e influências diárias que contribuem para o uso de drogas e para a prática de violência.

O objetivo do Proerd é a prevenção ao uso de drogas entre crianças em idade escolar, a qual é realizada através de: 1. fornecer informações aos estudantes sobre álcool, tabaco e drogas afins; 2. ensinar os estudantes sobre as formas de dizer não às drogas; 3. ensinar os estudantes a tomarem decisões e sobre as consequências de seus comportamentos; 4. trabalhar a autoestima das crianças, ensinando-as a resistir às pressões que as envolvem.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.