Maio Amarelo, sinal vermelho

Brasília: Uso de celular ao volante. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Por: OCP News Jaraguá do Sul

23/05/2023 - 09:05

Vítor Corotti, chefe da Ortopedia e Traumatologia do Hospital Dona Helena, de Joinville (SC)

“Sinais alarmantes: segundo dados do Ministério da Saúde, anualmente, ocorrem cerca de 40 mil mortes no trânsito brasileiro. Nada menos que 50% das ocupações dos centros cirúrgicos são de vítimas de acidentes automobilísticos. E, de acordo com a Política Rodoviária Federal (PRF), em 2022, Santa Catarina foi o segundo estado do Brasil com mais acidentes em rodovias federais.

Todos sabemos, até intuitivamente, quais são as recomendações para segurança no trânsito, não é mesmo? “Se dirigir, não beba”, “use cinto”, “diminua a velocidade”… Se é assim, por que continuamos com dados tão elevados e tão preocupantes?

Vou falar sobre a principal causa de distração nos acidentes no trânsito: o celular. Com esses aparelhos, nosso tempo de trabalho se multiplicou. Invadiram nossas vidas e nossos momentos de lazer, descanso, atividades físicas, e também quando estamos transitando nas ruas e estradas.

Quem usa o celular durante a condução do veículo pode destruir famílias, não apenas devido às mortes que pode causar, mas também pelas milhares de pessoas que são hospitalizadas e não conseguem retornar à sua vida laboral ativa.
As principais causas de acidentes ainda são alta velocidade e bebida alcoólica, mas o uso de celulares no trânsito vem sendo uma crescente.

Em 2021, foram registradas mais de 240 mil infrações por uso do celular ao volante no Brasil.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), usar o celular ao volante aumenta em 400% as chances de se envolver em um acidente. Você sabia que enviar mensagem enquanto dirige a 80 km/h é igual a percorrer um campo de futebol com os olhos vendados?

Não deixe o celular tirar sua atenção e sua vida. Sabe aquela olhadinha no celular? Lembre-se, sinal vermelho!

Neste “Maio Amarelo”, e sempre, escolha a vida.”