Um levantamento feito pelo OCP News aponta que 50% dos acidentes atendidos pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul nos cinco primeiros meses de 2020 envolvem motocicletas. São 313 dos 626 sinistros ocorridos no período.

O movimento Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. “Perceba o Risco, Proteja a Vida” é o tema da campanha em 2020.

Tendo em vista o preocupante índice de acidentes com motocicletas em Jaraguá do Sul, o OCP conversou com o comandante da Rocam (Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas) do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente Anderson Andrey da Silva, sobre dicas para evitar acidentes.

O capacete é um item obrigatório pelo CTB (Código Brasileiro de Trânsito). Apesar de parecer óbvio, o capacete é um item indispensável para a proteção do motociclista durante a condução da motocicleta. O equipamento precisa estar com o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

“O capacete vai proteger a região craniana, o rosto e o maxilar em caso de quedas. Além do equipamento obrigatório, é recomendado o uso de luvas, cotoveleiras, joelheiras, jaqueta de couro ou outro material resistente para minimizar as consequências de uma queda de moto”, destaca Andrey.

O comandante da Rocam ressalta que a condição de uso da motocicleta é muito importante para a segurança do motociclista. Portanto, antes de usar a moto, o condutor deve verificar a situação dos pneus (calibragem e estado de conservação), o funcionamento dos freios (dianteiro e traseiro), a tensão da corrente e o sistema elétrico.

A atenção é primordial na boa condução de qualquer veículo. Andrey explica que é extremamente necessário que o condutor da motocicleta destine total atenção nas sinalizações e nos outros atores do trânsito para evitar acidentes.

“É importante ao motociclista sempre obedecer às leis de trânsito, principalmente no que tange a velocidade compatível com a via, evitar permanecer em pontos cegos dos veículos maiores. Fique sempre visível para os demais condutores, ciclistas e pedestres”, sintetiza.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc...):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança