Um grupo integrado por 20 magistrados catarinenses com atuação na área criminal participará no próximo dia 20 de agosto, no Rio de Janeiro-RJ, de um curso cujo objetivo é aprofundar conhecimentos sobre uma ferramenta desenvolvida pelo governo americano, intitulada "Child Protection System" (CPS), utilizada por forças policiais em várias partes do mundo para investigar o uso das redes sociais no cometimento de crimes que envolvem crianças - principalmente pedofilia.

O evento reunirá juízes de todo o país no auditório do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e será ministrado por instrutores credenciados pela Polícia de Imigração e Alfandegados dos Estados Unidos (U.S. Immigration and Customs Enforcement - ICE).

As vagas foram disponibilizadas aos magistrados do Estado após intervenção do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do TJSC, sob a coordenação operacional do desembargador Sidney Eloy Dalabrida.

O policial civil Ivan Castilho, atualmente lotado no Núcleo de Inteligência do TJ e recentemente credenciado pela Polícia de Imigração dos Estados Unidos para atuar como instrutor da nova ferramenta, será responsável pelo curso aos magistrados.

Antes disso, porém, Castilho foi convocado e atuará como instrutor em treinamentos de policiais em São Paulo-SP, de 6 a 9 de agosto. Posteriormente, ministrará outro curso em Porto Alegre-RS, de 17 a 19 de setembro deste ano.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?