Locais com alto índice de acidentes receberão radares de velocidade em Jaraguá do Sul

Foto Arquivo OCP News

Por: Elissandro Sutil

06/01/2022 - 16:01 - Atualizada em: 06/01/2022 - 16:32

A Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Jaraguá do Sul inicia, neste mês, o processo de instalação de controladores de velocidade em sete pontos do município.

Estes equipamentos estavam em locais onde foram implantadas faixas elevadas. A partir do próximo dia 10 de janeiro, a empresa responsável pelo serviço começará a instalar os controladores em locais com índices de acidentes, conforme os registros dos bombeiros e da Polícia Militar.

De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, o objetivo é diminuir a velocidade dos veículos em trechos com índices elevados de acidentes de trânsito e dar mais segurança para quem transita por estas vias. O limite máximo de velocidade será de 60 km/h e a instalação já está prevista no contrato atual deste serviço.

Alternativas para reduzir os números de acidentes e de vítimas no trânsito em Jaraguá do Sul foram discutidas ainda em 2021, entre Município, polícias Civil e Militar, Bombeiros, associação empresarial, hospitais e Câmara de Vereadores. Na época, chegou-se a cogitar a possibilidade de reduzir para 50 km/h a velocidade máxima permitida no perímetro urbano de Jaraguá do Sul.

Até o fim do ano passado, a Diretoria de Trânsito e Transportes do Município havia recebido pedidos de instalação de pelo menos 800 faixas elevadas e lombadas físicas em diversos pontos do perímetro urbano.

Conforme dados do Detran de Santa Catarina, Jaraguá do Sul possui atualmente uma frota de 128 mil veículos emplacados no município e aproximadamente 90 mil pessoas com habilitação para dirigir. Nos cinco municípios que compõem a microrregião, são 200 mil veículos emplacados.

Confira os locais onde serão instalados os controladores de velocidade:

1 – Rua Walter Marquardt – Barra do Rio Molha (próximo ao Materiais de Construção Winter)
2 – Rua Ricardo Luiz Floriani – Santo Antônio (próximo à Igreja Santo Antônio)
3 – Rua Epitácio Pessoa – Centro (próximo ao acesso à Rua Erwino Menegotti)
4 – Rua José Theodoro Ribeiro – Ilha da Figueira (próximo à entrada do Loteamento Divinópolis)
5 – Rua Bertha Weege – Barra do Rio Cerro (300 metros após a rotatória de acesso ao Parque Malwee)
6 – Avenida Marechal Deodoro da Fonseca – Centro (próximo à Unimed)
7 – Rua Bernardo Dornbusch – Vila Lalau (entre a Marisol e a esquina da Rua Santos Dumont)