Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lideranças comentam pesquisa que aponta Jaraguá do Sul como a cidade com menor taxa de homicídios do País

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

20/06/2024 - 06:06 - Atualizada em: 20/06/2024 - 11:25

A reportagem do OCP contatou lideranças políticas e empresariais de Jaraguá do Sul para falar a respeito da pesquisa Atlas da Violência, divulgado nesta terça-feira (18), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que aponta que o município segue tendo a menor taxa de homicídios do Brasil. A parceria das polícias Civil e Militar com o Poder Público local, empresários, entidades e população foi destacada. Os entrevistados também comentaram sobre a necessidade de aumento do efetivo policial. Confira!

Fortalecimento da segurança pública por meio de parcerias

Prefeito Jair Franzner salienta que é importante trabalhar para fortalecer cada vez mais a segurança pública no Município | Foto: Fábio Junkes/OCP News

O prefeito Jair Franzner (MDB) afirma que o fato de Jaraguá do Sul ser a cidade brasileira com menor índice de homicídios “mostra mais uma vez o resultado de um trabalho constante e sério”, que inclui uma forte parceria entre o Município, as entidades, as polícias Militar, Civil e Científica. “Além disso, a população em Jaraguá do Sul também faz sua parte. Temos um povo ordeiro, trabalhador e que preza pela segurança e pela ordem”, declara o gestor, que completa dizendo que “enquanto Poder Público, dentro de nossas competências, temos que trabalhar para fortalecer cada vez mais a segurança pública no Município”.

Exemplo para SC e o Brasil

Lunelli destaca necessidade de aumento no efetivo policial | Foto: Divulgação

 

O deputado estadual, Antídio Lunelli (MDB), afirmou que “é muito gratificante saber que Jaraguá do Sul foi novamente considerada a cidade mais segura do País”. Na opinião dele, este é o resultado de um trabalho contínuo e integrado entre a segurança pública do Estado com a Prefeitura de Jaraguá do Sul, entidades e população. “Aqui, o crime não tem vez. Somos exemplo para Santa Catarina e todo o Brasil”, afirmou.

No entanto, o deputado salientou que, para seguirmos com os excelentes índices, é necessário reforço no efetivo das Polícias Civil e Militar. “Todos estão fazendo um ótimo trabalho, mas o número de habitantes vem aumentando e o número de policiais não está acompanhando esse crescimento. Estamos pressionando o Estado, solicitando novos policiais, e esperamos que essa demanda seja atendida”, destacou Lunelli.

Participação comunitária em todos os setores

Dr. Caropreso afirma que participação popular e espírito público contribuem para a segurança na cidade | Foto: Divulgação

“Tenho uma honra muito grande em dizer que moro em Jaraguá do Sul há mais de 40 anos, onde atuo como médico e convivo com minha família e meus amigos, participando ativamente da sociedade. E se tem uma coisa da qual a gente se orgulha daqui é a participação comunitária em vários setores e uma delas é a segurança, área em que os empresários, desde o pequeno até o grande empresário, e a população participam ativamente ao lado da Polícia Militar”, declara o deputado estadual Dr. Vicente (PSDB).

O parlamentar também afirma que a parceria entre a Prefeitura de Jaraguá do Sul, a população e a Polícia Militar são fundamentais para manter esse bom equilíbrio e essa sensação de segurança. “Logicamente, isso tem um custo, mas, se a gente for avaliar, na PM estão faltando profissionais, não só aqui, como em várias outras cidades de Santa Catarina”, observa.

“Mas o que nos diferencia é a participação popular e esse espírito público que é dominante aqui em nossa região. Vamos continuar assim, vamos espalhar esse grande modelo de Jaraguá e de algumas outras cidades que despontaram nesse índice brasileiro e fazer com que mais cidades de Santa Catarina possam estar no topo da segurança, pois é isso que a gente quer”, conclui o deputado.

Sucesso por meio do esforço conjunto

Carlos Chiodini observa que Jaraguá do Sul se destaca em diversos indicadores | Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O deputado federal Carlos Chiodini (MDB) ressalta que Jaraguá do Sul é uma cidade que se destaca em vários indicadores. “E um dos que mais nos orgulha é o da segurança pública. Os baixos índices de homicídios sempre são destaque, inclusive agora a nível nacional. E eu reconheço o sucesso dessa continuidade a partir do esforço de muitas pessoas, da participação da comunidade, dos conselhos de segurança, do envolvimento do setor produtivo e, principalmente, das nossas forças policiais – Polícia Militar, Polícia Civil -, que atuam junto com a sociedade, com a Prefeitura e toda sociedade organizada”, afirma. “Então, parabéns a Jaraguá do Sul por, mais uma vez, ter esses bons índices e que continue sempre assim”.

Índices sociais comparáveis aos de países desenvolvidos

Schiochet lembra que SC é um dos Estados que mais arrecada para a União e um dos últimos em retorno de investimentos | Foto: Reprodução redes sociais

O deputado federal, Fabio Schiochet (União), comenta que há décadas esses dados já não surpreendem mais. “Nosso Estado se tornou referência de qualidade de vida no País e, especificamente, de segurança, mesmo com a menor proporção de policiais por habitantes e também com as injustiças que vemos no retornos dos impostos, afinal, Santa Catarina é um dos Estados que mais arrecada para a União e um dos últimos em retorno de investimentos”, afirma.

Schiochet afirma, ainda, que “o povo catarinense tem por tradição a vida de respeito em comunidade e o empenho no trabalho, herança daqueles que se instalaram no Estado e nos trouxeram o legado de séculos de vida em sociedade”. Segundo o deputado, “não é à toa que muitos dos nossos índices sociais são comparáveis aos de países desenvolvidos. Jaraguá do Sul, minha cidade, é um orgulho que levo para todos os lugares”, finaliza.

Desafio é permanente

Presidente da Acijs, Caroline Obenaus Cani, afirma que uma das cobranças da entidade é para que a distribuição de policiais aprovados em concurso do Estado leve em conta a necessidade de Jaraguá do Sul e região | Foto: Rodrigo Arsego

A presidente da Acijs (Associação Empresarial de Jaraguá do Sul) e do Cejas (Centro Empresarial de Jaraguá do Sul), Caroline Obenaus Cani, entende que o resultado é reflexo da atenção que o Município, de forma integrada, dá aos assuntos de segurança pública. “É um compromisso que a cada ano se renova de buscarmos um ambiente seguro para a comunidade, e se deve verdadeiramente ao engajamento da sociedade civil, do poder público, em colaboração com as forças de segurança. É um desafio permanente, mas que se fortalece graças à sinergia e cooperação”, pondera.

A presidente avalia que, contudo, o Município não pode se acomodar com os bons indicadores e frisa que uma das preocupações da classe empresarial continua sendo a defasagem do efetivo policial no município e região. “Ao lado dos investimentos em equipamentos e viaturas, e de recursos para apoio à inteligência operacional seja no policiamento ostensivo da PM ou de investigações que compete à Polícia Civil, a entidade tem se posicionado de forma incisiva para que o Governo do Estado amplie o contingente policial nas ruas”, afirma Caroline.

Uma das cobranças é para que a distribuição de policiais aprovados no concurso realizado pelo Governo do Estado e que passam por formação até o final do ano, leve em conta a necessidade de Jaraguá do Sul e municípios da região.

“Precisamos de uma resposta mais assertiva do Governo do Estado, o aumento do efetivo não vai corrigir a defasagem que temos de policiais que temos em relação a outras cidades do Estado com população superior a 100 mil habitantes, mas é uma contrapartida que entendemos ser justa pela contribuição que nossa região dá para a economia de Santa Catarina”, diz Caroline, citando que o esforço da entidade conta com a mobilização de lideranças políticas e de outros segmentos da comunidade.

“Nesta linha, vale lembrar que a classe empresarial tem atuado para que as forças de segurança e órgãos como os Bombeiros, se estruturem no apoio à comunidade. São várias iniciativas em que a entidade tem estado ao lado da Associação de Segurança Pública, do Conselho Comunitário Penitenciário e do Corpo de Bombeiros em projetos de melhorias que colaboram para que os indicadores continuem positivos”, completa a presidente.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.