A ex-modelo, “coach espiritual” e influenciadora, Kat Torres, uma brasileira de 30 anos, ficou no centro de polêmicas após acusações de tráfico de pessoas, prostituição e outros crimes.
Katiuscia Torres Soares morava nos Estados Unidos (EUA) e aliciava jovens oferecendo uma suposta vida melhor fora do país.
Segundo informações da BBC News, a brasileira foi condenada a oito anos de prisão por submeter uma mulher ao tráfico humano e condições análogas à escravidão.
Kat Torres foi presa preventivamente em Belo Horizonte, em outubro de 2023, ao desembarcar de um avião vindo dos EUA com outros brasileiros deportados por estarem em situação irregular.
Ela foi transferida para um presídio feminino em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Como começou
Em setembro de 2022, duas jovens brasileiras foram consideradas desaparecidas.
Suas famílias e o FBI iniciaram uma busca desesperada para encontrá-las.
O que sabiam sobre as jovens era que elas estavam morando com a guia espiritual Kat Torres nos EUA.
Segundo a denúncia apresentada na Justiça Federal, contendo o depoimento de sete testemunhas, Kat Torres pegou Desirrê Freitas e a submeteu a uma rotina degradante de abril a novembro de 2022.
Segundo o relato, Desirrê era obrigada a dançar em um clube de striptease, com jornadas exaustivas de mais de 13 horas, sem descanso semanal.
Sua foto também foi anunciada em um site de prostituição em Austin e San Antonio, no Texas, oferecendo sexo, fetiches e massagem.
Tudo era feito em nome da suposta “voz” que guiava a seita religiosa criada por Katiuscia, e todo o lucro era entregue à líder.
Segundo as investigações Desirrê foi apenas uma das vítimas, que viajou aos EUA ao encontro da coach espiritual após prometer uma vida melhor.
Lá, ela e outras jovens passaram a viver em cativeiro e foram aliciadas para trabalhar com programas sexuais.
Segundo relatos das ex-seguidoras de Kat, os conselhos da coach fizeram com que elas vivessem cada vez mais isoladas de amigos e familiares.
Quem é a influenciadora Kat Torres
Kat nasceu em Belém e compartilhava nas redes sociais a origem simples de sua família.
Ela morou por cinco anos no bairro da Pratinha, na capital paraense.
A influenciadora ganhou milhões de seguidores nas redes sociais oferecendo “tratamentos espirituais” que prometiam dinheiro e sucesso em relacionamentos amorosos.
Ela ostentava uma vida de luxo nos Estados Unidos e, em 2022, começou a aliciar jovens seguidoras para encontrá-la no país.
Em 2017, a paraense publicou o livro de autoajuda “A Voz – Uma História de Superação, Crescimento Espiritual e Felicidade”.
A influenciadora também começou a trabalhar como life coach e o slogan do seu site é: “Tenha o amor, o dinheiro e a autoestima que você sempre sonhou”.
Pela página, é possível contratar conteúdos por valores que começam em R$ 76 e vão até R$ 700.
Serviços mais exclusivos, com consultas, podem ser adquiridos após o cliente entrar em contato via e-mail.
Em entrevista à BBC, em abril deste ano, Kat disse ser inocente.
“Eu tive crises e mais crises de riso com tanta mentira que eu escutei. Todo mundo na sala podia ver que as testemunhas estavam mentindo”, alega a coach.
Kat também afirmou que as pessoas estavam inventando coisas à seu respeito:
“Você pode me ver como Katiuscia, você pode me ver como Kat, você pode me ver como Deus, você pode ver como o que você quiser ver. E você pode pegar o meu conselho ou não, é um problema, uma escolha toda sua”, disse na entrevista.
*Com informações de NSC Total*