Jovem é resgatado após cair de parapente em Jaraguá do Sul

Por: OCP News Jaraguá do Sul

20/01/2016 - 19:01 - Atualizada em: 22/01/2016 - 15:56

Na tarde desta quarta-feira (20), equipes dos bombeiros de Jaraguá do Sul e militares do Águia 01 auxiliaram no resgate a um jovem de 25 anos que caiu de parapente no Morro das Antenas em Jaraguá do Sul.

Gabriel Magri, chefe de equipe dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, conta que os bombeiros foram acionados por volta das 15h15 pelo grupo de voo que estava no Morro das Antenas. Quatro bombeiros se deslocaram de troller para realizar o resgate da vítima e eles contaram com o auxílio da guarnição do Águia. “Era o terceiro pulo de parapente do jovem Alex. Ao pular ele pegou uma corrente de vento e acabou perdendo altitude, vindo a cair nas árvores. A altura que a vítima caiu não sabiam me informar, mas a altura do local da vítima era de 20 metros, sendo da copa da árvore até o chão”, disse Magri.

Houve dificuldades no resgate por ser um local de mata fechada e por isso foi necessário o uso de cordas. “O resgate durou em torno de 40 minutos. Os bombeiros conseguiram chegar ao ponto de queda com a ajuda do Helicóptero Águia e precisaram auxílio de equipamento de altura, pois a vítima estava debilitada pelo motivo da demora do resgate”.

Conforme o piloto do águia, Alessandro Machado, quatro militares do águia estiveram empenhados na ocorrência e foram acionados por voltas das quatro e meia da tarde pelos bombeiros. “Levamos cerca de dez minutos de Joinville até o Morro das Antenas. No local, combinamos com os bombeiros que o mais seguro era eles acessarem a vítima pelas trilhas e se não houvesse condições de resgate por terra, faríamos pelo ar. Os Bombeiros Voluntários acessaram o piloto [do parapente] e assim retiraram ele das árvores. Fizeram contato conosco pelo rádio e pediram a remoção aérea. Após o resgate, o piloto estava bastante debilitado e com várias escoriações”.

Alex apresentava ferimentos leves nas pernas e foi encaminhado ao Hospital São José pelo Águia 01, onde passou por avaliação média. Alex mora em Jaraguá do Sul.

Fotos: Fábio Junkes/Aconteceu em Jaraguá do Sul