O governador Jorginho Mello visitou nesta quarta-feira, 29, Complexo Penitenciário Regional de Curitibanos, que fica em São Cristóvão do Sul. O local, que abriga a Penitenciária Regional, a Penitenciária Industrial e a Unidade de Segurança Máxima, é referência nacional em reabilitação social. São 970 detentos atendidos, desse total, 670 realizam atividades laborais.
Jorginho Mello esteve na Casa de Revistas, no setor de Saúde e no Alojamento. Ele também visitou algumas empresas conveniadas e instaladas na Penitenciária industrial. De acordo com o governador, a intenção é ampliar esse tipo de oportunidade aos apenados para outras unidades prisionais de Santa Catarina. Ele ainda destacou que a estrutura é exemplo para o estado e para o Brasil.
“Aqui o detento tem chance real de se recuperar. Estou vendo todas as atividades que eles exercem aqui é algo que surpreende pelo ritmo acelerado de produção, como uma indústria mesmo”, enfatizou o governador.
O secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, Edenilson Schelbauer, destacou que o Complexo Regional de Curitibanos é um grande modelo nacional. “Nossa intenção como política de Estado neste governo é oportunizar o trabalho aos detentos no maior número de unidades possíveis”, destacou o secretário.
O Governo do Estado trabalha agora no projeto de ampliação da Penitenciária de Tijucas, no projeto de Construção do Centro de Triagem em São Pedro de Alcântara e na ampliação da unidade. A Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa também está terminando o processo burocrático para o chamamento dos policiais penais aprovados no último concurso público e que vão auxiliar na segurança das unidades prisionais.