Praças, parques e espaços públicos de Joinville têm sido alvo de criminosos, que furtam cabos de energia elétrica que abastecem o sistema de iluminação pública. Os materiais são, em sua maioria, comercializados no mercado informal, principalmente para a extração de cobre.

De acordo com levantamento da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville (Seinfra), cerca de 12 mil metros de cabos foram furtados de locais públicos da cidade somente este ano.

“Além do prejuízo financeiro, os locais ficam sem iluminação, o que causa insegurança e sensação de abandono, prejudicando a cidade. É ruim para todo mundo, porque quem paga essa conta é o cidadão”, alerta o diretor executivo da Seinfra, Paulo Mendes Castro.

Entre os locais que já sofreram ação dos vândalos, estão a rua do Príncipe, a Ponte do Trabalhador, a rua das Palmeiras, o Parque da Cidade e o Eixo Sul, além de praças e áreas de lazer de diversas regiões.

Para conter a ação criminosa, o município conta com o trabalho integrado das forças de segurança. A população também pode contribuir, denunciando situações suspeitas pelos telefones 190, da Polícia Militar, e 153, da Guarda Municipal.