Joinville ganha primeiro terminal de Delegacia Virtual

Iniciativa de levar o serviço mais próximo da população partiu da titular da Delegacia Regional, Tânia Harada | Foto Arquivo OCP

Por: Gabriel Junior

13/03/2019 - 17:03 - Atualizada em: 13/03/2019 - 17:49

Joinville passa a contar, desde esta quarta-feira (13), com o primeiro terminal de Delegacia Virtual em espaço público municipal, onde podem ser feitos registros de ocorrências sem a necessidade de se dirigir a uma delegacia de polícia. O terminal foi inaugurado na sede da Subprefeitura Centro-Norte, na rua Guilherme, 604, bairro Costa e Silva. A ação é resultado de uma parceria entre a Polícia Civil e a Prefeitura de Joinville.

A Delegacia Virtual é um serviço prestado pela Polícia Civil de Santa Catarina para registro de ocorrências via Internet. Seu objetivo é fornecer comodidade no registro dos tipos de ocorrência relacionados, sem a necessidade de deslocamento até uma Delegacia de Polícia.

A iniciativa de levar o serviço mais próximo da população partiu da titular da Delegacia Regional, Tânia Harada.

“Nosso propósito é dar maior publicidade ao serviço e incentivar ao máximo o uso dos terminais. É mais cômodo para o cidadão e libera os nossos policiais para as atividades investigativas”, explicou a delegada Harada.

A possibilidade de todo cidadão registrar ocorrências policiais pela internet por meio de telefone celular, computador ou tablet existe desde 2002. No ano passado foram registrados 26 mil boletins pela internet em Joinville. Somente neste início de 2019, Joinville já registrou 7 mil boletins por meio eletrônico.

Na cerimônia de entrega do terminal da Delegacia Virtual, o prefeito Udo Döhler afirmou que em breve espera que todas as oito subprefeituras de Joinville contem com o serviço, assim como grandes empresas em todos os bairros.

“No passado, muitas pessoas tinham receio de entrar em uma delegacia. Hoje, a polícia está cada vez mais próxima da comunidade, e isso é mais um grande passo para os cidadãos se sentirem mais seguros e com qualidade de vida”, analisou o prefeito.

Resultado de imagem para udo dohler ocp

Prefeito Udo Döhler afirmou que em breve espera que todas as oito subprefeituras de Joinville contem com o serviço | Foto Divulgação

Ao usar o terminal, uma vez concluído o registro na internet, o interessado recebe um comunicado por e-mail informado o número do protocolo. Depois de o registro homologado, receberá, no mesmo endereço eletrônico, a chave de acesso para imprimir o Boletim de Ocorrência.

“O sistema faz o boletim chegar em alguns minutos ao cidadão é à delegacia que irá investigar o caso, dando mais velocidade a todo processo”, explicou o diretor de inteligência da Polícia Civil Alfeu Orben.

Como funciona

A Delegacia de Polícia Virtual (delegaciavirtual.sc.gov.br) é um serviço de registro de ocorrências disponibilizado via Internet de forma ininterrupta. Entre os registros policiais que podem ser feitos pela internet estão os de acidente de trânsito, perda de documentos ou objetos, recuperação de documentos ou objetos, ameaça, calúnia, injúria ou difamação, furto e roubo, denúncia anônima e danos por fenômenos naturais.

Esses BOs online são encaminhados à Delegacia de Polícia da respectiva área onde o fato aconteceu, para que a autoridade policial tome conhecimento e adote as medidas necessárias. Ao concluir o registro pela internet, o interessado receberá por e-mail o número do protocolo. No máximo em 24 horas depois de o BO ser homologado (aceito), a pessoa recebe pelo mesmo endereço eletrônico a chave de acesso e poderá imprimir o documento.

Quer receber as notícias no WhatsApp?