Joinville apresenta queda no número de furtos de veículos

Polícia Civil fechou um desmanche na zona Sul da cidade, em maio, e prendeu uma pessoa por receptação | Foto: Polícia Civil/Divulgação

Por: Thomas Madrigano

20/10/2020 - 15:10 - Atualizada em: 20/10/2020 - 15:39

Um levantamento realizado pela Polícia Civil aponta que, no terceiro trimestre deste ano, Joinville registrou queda no número de furtos de veículos. O resultado foi obtido após diversas ações contra quadrilhas especializadas nesse tipo de crime.

Conforme os dados da Polícia Civil, no primeiro trimestre de 2020, foram registrados 426 furtos de veículos na cidade, enquanto nos três meses seguintes, ocorreram 498 crimes desse tipo. Já no trimestre seguinte, houve apenas 211 ocorrências.

De acordo com o delegado Murilo Batalha, da DIC, no ano passado já haviam sido realizadas operações contra essas quadrilhas – uma delas, inclusive, resultou na prisão de 35 suspeitos.

Em junho, a Polícia Civil fechou um desmanche no o bairro São Marcos | Foto: Polícia Civil/Divulgação

Apesar disso, ele conta que em 2020, também em função da pandemia do novo coronavírus, período em que muitos criminosos foram liberados, o índice voltou a subir na cidade.

“Quando a delegada regional Tânia Harada percebeu que o número de furtos e roubos de veículos estavam voltando a subir no município, ela nos procurou e pediu para que o foco da DIC também fosse direcionado a este tipo de crime”, disse Batalha.

Em setembro, a Divisão de Investigação Criminal realizou a operação “Resgate Frustrado” e conseguiu desmantelar um grupo criminoso que atuava em Joinville e extorquia as vítimas para restituir os automóveis furtados.

Outro desmanche foi localizado em maio, no bairro Vila Nova | Foto: Polícia Civil/Divulgação

“Aproximadamente 15 dias depois, nós desmantelamos outra associação criminosa que estava furtando cerca de cinco veículos por dia. Eles atuavam nos bairros em que há maior índice de furtos, como o América, o Costa e Silva e o Glória”, contou o delegado.

Além do combate às quadrilhas, ele ressalta que a DIC, somente em 2020, fechou 18 desmanches de veículos – alguns deles contavam com mais de quatro funcionários. “Os resultados agora estão aparecendo, e o número de furtos está caindo”, finalizou Batalha.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança