Jaraguá registra redução de 39% no número de roubos e de 35% no de furtos em 2020

Foto Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

04/02/2021 - 05:02

Pelo segundo ano consecutivo, Jaraguá do Sul registrou queda nos índices de crimes patrimoniais.

O levantamento feito pelo 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar) aponta que ocorreu diminuição no número de furtos e roubos no município em 2020.

No ano passado, foram registrados 448 furtos contra 690 em 2019, uma redução de 35%.

A queda no índice de roubos, quando há a subtração de algo com o emprego de força ou ameaça, foi um pouco mais expressiva. A PM anotou 37 assaltos em 2020 contra 61 no ano anterior, uma redução de 39%.

O comandante do 14º BPM, tenente-coronel Márcio Leandro Reisdorfer, destaca que a expectativa era de que a realização de grandes operações desde o início de 2019 fosse refletir na diminuição destes índices.

“Já no primeiro anos, nós conseguimos uma redução de 22% no número de furtos e de 19% no número de roubos. No ano passado, com a continuação das operações e algumas ações pontuais, conseguimos chegar a uma diminuição de 39% no número de roubos e 35% no de furtos em 2020”, comenta o comandante.

Reisdorfer classifica como “exitosos” os números atingidos durante o ano passado e reitera que isso mostra o comprometimento do 14º Batalhão no combate aos crimes patrimoniais no município.

Ampliação da atuação

O delegado regional Fabiano dos Santos Silveira destaca o reforço na Divisão de Investigação Criminal de Jaraguá do Sul.

Com a adição de uma equipe com um delegado e três agentes, a delegacia especializada passou a atuar na repressão de crimes de roubo em 2020.

“Em janeiro deste ano, nós tivemos uma iniciativa a partir de uma reunião os delegados titulares Daniel Dias, da DIC, e Luiz Carlos Gross, da Comarca. Enquanto o reforço da Academia de Polícia não vem, os furtos qualificados, com concurso de agentes em estabelecimentos comerciais, terão atenção especializada dos delegados da DIC”, explica Silveira.

Notícias no celular

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense e pós-graduando em perícia criminal.