Jaraguá do Sul registra um homicídio no primeiro semestre de 2021

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Por: Claudio Costa

06/07/2020 - 05:07 - Atualizada em: 06/07/2021 - 07:04

Jaraguá do Sul registrou um homicídio no primeiro semestre de 2021. O crime registrado no dia 24 de abril aconteceu em uma residência abandonada na rua João Januário Ayroso, no bairro Jaraguá Esquerdo. O corpo de Wilson Carlos Ranijac, de 56 anos, encontrado em um barranco nos fundos da residência.

A investigação feita pela Polícia Civil começou logo após o encontro do cadáver do morador de rua. Horas após serem chamados para atender a ocorrência, os agentes do plantão de crimes graves conseguiram levantar informações que levaram até a prisão do suposto autor horas após o crime.

Wilson foi espancado e teve a garganta cortada após uma discussão. Manchas de sangue foram encontradas na residência do autor pela perícia. O suspeito e a mulher dele foram presos após o crime. Durante o interrogatório, a mulher contou para os policiais civis que presenciou o homicídio.

O delegado regional Fabiano dos Santos Silveira destaca que a apuração qualificada dos homicídios é importante para a redução dos índices de natureza violenta. Ele explica que esse trabalho é bem feito pela DIC (Divisão de Investigação Criminal) da Polícia Civil em Jaraguá do Sul.

“Também há a questão dos atendimentos de locais de crimes, com a investigação desde a cena do crime com investigadores e agentes do Instituto Geral de Perícias. Isso tudo forma um conjunto indiciário mais qualificado e possibilita uma reposta na repressão a esses tipos de delitos e influencia na queda dos índices em Jaraguá do Sul”, explica.

Fabiano também frisa que há uma grande parceria com a Justiça. Segundo ele, há uma grande integração entre a Polícia Civil, o Ministério Público e o Judiciário. O delegado regional relata que há uma reposta rápida das medidas cautelares e mandados de prisão.

Combate ao tráfico de drogas

O comandante do 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva, explica que o homicídio é o principal indicador de segurança para mensurar a criminalidade em um município. Ele considera o número de um homicídio ótimo para o tamanho de Jaraguá do Sul.

“Nós chegamos a um nível desejável. O ideal é que nenhum crime aconteça, mas o que nós buscamos é a menor taxa possível. Em Jaraguá do Sul e no resto da região, nós temos um índice satisfatório, em comparação a outras regiões do nosso Estado”, reflete Valdeci.

O tenente-coronel lembra que a cidade apresenta ótimos índices socioeconômicos. Porém, os órgãos de segurança têm uma participação direta, pois a ação das polícias tem uma influência direta nesses indicadores.

“O combate ao narcotráfico é muito forte aqui em Jaraguá do Sul, tanto pela Polícia Militar quanto pela Polícia Civil. Então, esses crimes acabam tendo conexão com homicídios e tentativas de homicídios também são combatidos”, acredita.

Valdeci reitera que a Polícia Militar é bastante atuante na prevenção aos homicídios. As redes de proteção, como a Rede de Vizinhos e a Rede Catarina, esta segunda uma importante força no combate aos feminicídios.

“Temos uma cultura de realização de operações quase que contínuas. A nossa ação é quase que ininterrupta, pois diariamente os policiais militares não deixam de abordar veículos de outras cidades em busca de pessoas com mandados de prisão, portando armamento ilegal”, indica.