Jaraguá do Sul reduziu 9% dos acidentes em 2017

Por: Claudio Costa

23/02/2018 - 06:02 - Atualizada em: 24/02/2018 - 08:27

Mais de 2.732 acidentes de trânsito foram registrados em Jaraguá do Sul ao longo de 2017. O número representa uma redução de 9% em relação ao ano passado, quando foram contabilizadas 2.980 ocorrências.

Os dados são resultado do Anuário Estatístico de Acidentes de Trânsito 2017, divulgado na tarde de quinta-feira (22) pelo 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

“O número de acidentes de trânsito vem diminuindo desde 2012. Nós consideramos esse fato positivo, principalmente pelo aumento da população, do número de veículos na cidade e as vias serem praticamente as mesmas”, ressalta o chefe da Seção de Comunicação do 14º BPM, major Aires Volnei Pilonetto.

Ele destaca que automóveis (3.285) e motocicletas (704) são os veículos que mais se envolvem nas ocorrências. O número de mortes no local do acidente (o anuário não contabiliza mortes nas unidades de saúde após as ocorrências) também diminuiu consideravelmente. Em 2017 foram anotadas cinco mortes contra 15 de 2016.

Pilonetto chama a atenção para o fato de que quatro dessas ocorrências envolveram os condutores de motocicletas. “Todos nós sabemos que a moto é um veículo mais vulnerável nos acidentes e, infelizmente, foi o que estava envolvido na maioria dos acidentes com óbito”, lamenta o major da PM.

Desatenção é a principal causa de acidentes

Apontada como a principal causa dos acidentes, a desatenção foi causadora de 44% das batidas ocorridas no município. Pilonetto explica que o índice já foi maior. “Essa diminuição não reflete necessariamente uma maior atenção dos condutores”, afirma.

“Na verdade, os policiais militares estão depurando mais os dados. O policial, quando assinala a causa presumível do acidente, ele deve ter o cuidado de depurar a causa de atenção. A desobediência à sinalização, por exemplo, é um item que aumentou”, completa o oficial da PM.

A via com o maior número de acidentes continua sendo a avenida Prefeito Waldemar Grubba. O principal acesso a Jaraguá do Sul, que corta três bairros, contabilizou 222 casos.

“A rua apresenta um grande fluxo de veículos dado a concentração de indústrias e ser um corredor que interliga a cidade com outros municípios da região, como Schroeder e Guaramirim”, destaca o major.

A quantidade de pistas, quatro em uma grande parte de sua extensão, também são apontados como fatores que aumentam as chances de acidentes.

Campanha de conscientização é destaque

Outro destaque do anuário produzido pela PM vai para a campanha Trânsito + Seguro. A iniciativa criada em 2016 conta com a participação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Polícia Militar, Polícia Civil e a sociedade, envolvendo cerca de 30 entidades representadas no Comitê de Trânsito.

A ação contou com campanhas publicitárias espalhadas por toda a cidade e também contou com palestradas. No total, foram realizadas 132 apresentações em órgãos públicos, privados e estabelecimentos de ensino. Os policiais militares falaram sobre temas do cotidiano dos motoristas e do trânsito como um todo.

Os acidentes de percurso, a direção defensiva, a embriaguez ao volante, os cuidados no transporte de crianças e gestantes, a educação para o trânsito e os índices de acidentes no município foram alguns dos tópicos abordados pelos palestrantes.

Ao todo, as ações realizadas pela Polícia Militar durante todo o ano de 2017 teve um público estimado em cerca de 5 mil pessoas.