Levantamento feito pelo Comando do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) aponta que houve uma queda nos índices de crimes patrimoniais em Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba e Corupá em 2019.

Em 2018, foram registrados 1.250 furtos contra 972 em 2019, uma redução de 22% no período. Nos roubos, a redução foi de 19% em um ano. No ano passado, foram registrados 95 ocorrências contra 117 casos em 2018.

O comandante do 14º BPM, tenente-coronel Márcio Leandro Reisdorfer, comenta que a redução nos números constatada no fim do ano seguiu uma tendência percebida nos balanços feitos durante 2019.

Após assumir o batalhão, Reisdorfer realizou mudanças nas estratégias de policiamento ostensivo na região. Uma delas foi a parada das viaturas em pontos estratégicos nos municípios, fazendo com que os PMs da Radiopatrulha observem a movimentação de pessoas e veículos suspeitos.

“Nós também mudamos a estratégia de tratar as cincos cidades individualmente para tratar como uma área. As grandes operações, como a Murum, e o deslocamento do policiamento especializado, Canil, Tático e Rocam, para os municípios menores contribuíram para isso", comenta o comandante.

Para subsidiar todo o trabalho feito pelas guarnições de Radiopatrulha e especializadas, além das operações, está o monitoramento feito pela Agência de Inteligência do 14º BPM. A análise da criminalidade nos municípios acaba norteando as ações dos policiais militares nas ruas.

Reisdorfer comenta que as estratégias de prevenção também surtiram efeito na diminuição dos furtos. A Rede de Vizinhos, que vem ganhando cada vez mais adeptos nos cinco municípios do 14º BPM, trouxe a comunidade para perto dos policiais militares e fez com que o cidadão participasse ativamente da segurança pública.

Repressão

Além das estratégias de prevenção e policiamento ostensivo, o trabalho de repressão também foi outro destaque. Em ocorrências como o assalto a uma joalheria, em março, os policiais militares tiveram êxito na prisão dos criminosos.

“Nessas ocorrências, nós também trabalhamos a inteligência com o operacional. O resultado foi positivo, de recuperação dos itens roubados e da prisão dos assaltantes, uma pronta resposta para a sociedade e uma demonstração de que nós estamos preparados para esse tipo de combate”, finaliza.

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc...):

Telegram