Jaraguá do Sul e Corupá trabalham para recuperar estragos da chuva do fim de semana

Por: Gabriel Junior

27/12/2017 - 09:12 - Atualizada em: 27/12/2017 - 10:09

A chuva forte que caiu no começo da noite de domingo (24) causou estragos em pelo menos duas cidades na microrregião. Dois pontilhões de acesso a propriedades particulares cederam com a forte chuva na lateral da rua Abílio Lunelli, no bairro Ribeirão Grande do Norte, em Jaraguá do Sul. Nas proximidades do Hotel Fazenda, o asfalto foi danificado.

Força da água danificou uma ponte e deixou duas famílias praticamente isoladas, só podendo sair do local a pé no Ribeirão Grande do Norte | Foto Defesa Civil de Jaraguá do Sul/Divulgação

As Secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, em conjunto com a Diretoria de Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul, devem começar a recuperação dos locais atingidos pela enxurrada do fim de semana, nesta quarta-feira (27). “Vamos verificar que providências ainda são necessárias para que essas pessoas possam utilizar a passagem com segurança”, explicou o diretor Hideraldo Colle.

Também na localidade de Ribeirão Grande do Norte, outras duas famílias ficaram em situação semelhante depois que os galhos e pedras trazidos pela enxurrada trancaram a tubulação e a força da água arrancou os tubos, danificando boa parte da estrada | Foto Defesa Civil de Jaraguá do Sul/Divulgação

Além dos estragos no Ribeirão Grande do Norte, alguns pontos de alagamento foram registrados no bairro Santa Luzia, principalmente na rua Carlos Frederico Ramthum. No bairro Três Rios do Sul, uma árvore caiu sobre uma residência na rua 15 de setembro e os bombeiros voluntários precisaram cobrir o telhado com uma lona. Segundo dados da Epagri/Ciram, a precipitação foi de 63mm na véspera de Natal em Jaraguá do Sul. Não houve feridos e ninguém ficou desabrigado, segundo o diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle.

Em Corupá, a área mais atingida fica na divisa entre Corupá e São Bento do Sul | Foto Defesa Civil/Divulgação

Em Corupá, de acordo com a Defesa Civil, a área mais atingida fica na divisa entre Corupá e São Bento do Sul, na localidade de Ano Bom Fundos. Cerca de 10 famílias foram atingidas de alguma forma pelo excesso de chuva, seja por alagamento das casas ou por ficarem isoladas em caso de transbordo de rios e queda de pontes. A chuva foi intensa na cabeceira de rios em São Bento e Campo Alegre, afetando principalmente o rio Ano Bom que chegou a ter o nível elevado na madrugada de segunda-feira em cerca de três metros.

Água da chuva entrou em pelo menos oito casas em Corupá | Foto Defesa Civil/Divulgação

“A tromba d´água chegou a arrancar a ponte do Roller nesta localidade. Entrou água em pelo menos oito casas, mas ninguém ficou desabrigado. Alguns desbarrancamentos também foram registrados no interior”, disse o diretor Claudio Siqueira. A precipitação total no domingo foi de 46,6 mm em Corupá, 44,6 mm em São Bento do Sul e 53,2 mm em Campo Alegre.

Desbarrancamentos também foram registrados | Foto Defesa Civil/Divulgação

No Recanto do Gaudete, uma família chegou a fica isolada. A localidade de Água Verde, em Corupá, também foi bastante atingida. A Defesa Civil, em conjunto com a Secretaria de Obras, trabalham desde segunda-feira na recuperação destes locais. Devido ao excesso de galhos e lama nos rios, a captação da Águas de Corupá foi prejudicada e a autarquia recomendou que a população economize água. Nesta terça, um dos trabalhos realizados foi a retirada de árvores que estavam caídas nos rios.

Um dos trabalhos realizados pela secretaria de Obras em Corupá foi a retirada de árvores que estavam caídas nos rios | Foto Defesa Civil/Divulgação

O prefeito de Corupá João Carlos Gottardi esteve na manhã de segunda-feira visitando os locais mais atingidos. Nesta terça-feira, o diretor Claudio Siqueira se reuniu com a Prefeitura e a Defesa Civil de São Bento do Sul para verificar a colocação de tubos para moradores da localidade de Ano Bom Fundos. “Na conversa foi decidido enviar pedido de Estado de Emergência para a Defesa Civil do Estado para adquirir kits. O balanço geral dos estragos ainda não foi finalizado, pois estamos aguardando a defesa civil de São Bento do Sul enviar mais dados e contabilizar”, disse o diretor.

Colocação de tubos para moradores da localidade de Ano Bom Fundos | Foto Defesa Civil

Leia também: [VÍDEO] Chuva causa estragos em Corupá e Jaraguá do Sul