Jaraguá do Sul é a 25ª melhor cidade de porte médio para morar no Brasil

Por: OCP News Jaraguá do Sul

16/01/2017 - 18:01 - Atualizada em: 16/01/2017 - 18:13

Reportagem de Kamila Schneider para o jornal O Correio do Povo.

Um levantamento realizado pela Veja.com coloca Jaraguá do Sul como a 25ª melhor cidade de porte médio para morar no Brasil. O ranking relacionou os 32 municípios com até 500 mil habitantes que obtiveram as melhores avaliações no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 2010 e também levou em conta a população apurada pelo IBGE em 2014.

Além de Jaraguá do Sul, outras nove cidades catarinenses aparecem na lista. A capital do Estado, Florianópolis, ficou com a melhor colocação, ocupando o terceiro lugar. Na sequência estão Balneário Camboriú, com a 4ª colocação, Joaçaba (8ª), São José (17ª), Blumenau (19ª), Rio Fortuna (21ª), Rio do Sul (26ª), São Miguel do Oeste (28ª) e Concórdia (30ª). Joinville ficou de fora da lista por possuir mais de 500 mil habitantes. No topo da lista, ocupando a 1ª e a 2ª colocação, estão os municípios de São Caetano do Sul e Águas de São Pedro, ambos localizados no estado de São Paulo.

O IDHM é considerado uma referência na medição da qualidade de vida de uma região e leva em conta a expectativa de vida, a educação e a renda de cada município. A metodologia é utilizada em todo o mundo e foi adequada para a realidade brasileira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro.

No ranking oficial do IDHM – que leva em consideração os 5.565 que fizeram parte do último Censo Demográfico do IBGE, independente do tamanho –, Jaraguá do Sul ocupa o 35º lugar, com IDHM de 0.803. O índice coloca a cidade entre os 44 municípios brasileiros que possuem um desenvolvimento humano considerado “muito alto”.