Investigações apuram esquema fraudulento que teria causado prejuízo milionário à Celesc

Foto Divulgação/Polícia Civil

Por: Felipe Elias

10/09/2020 - 15:09 - Atualizada em: 10/09/2020 - 15:19

A Polícia Civil desencadeou, na manhã desta quinta-feira (10), a Operação “Nicotiana” para dar cumprimento a sete mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça em Rio do Sul, Ituporanga, Vidal Ramos e Pouso Redondo, na região do Alto Vale do Itajaí.

Iniciada em 2019, a investigação apura um suposto esquema fraudulento em que agricultores são aliciados para ingressar com ações judiciais de indenização por danos decorrentes de falta de energia elétrica, muitas delas utilizando laudos fraudulentos. O esquema vem causando um prejuízo milionário à Celesc e aos cofres estaduais.

“As investigações apuram a utilização de laudos falsificados em processos indenizatórios contra a Celesc, em prejuízo estimado de R$ 26 milhões, e que esses laudos foram utilizados em cerca de 1,2 mil processos só em 2020. As investigações prosseguem”, afirmou o delegado Pedro Mendes.

Durante a operação, foram apreendidos computadores e documentos. Além de policiais civis, as buscas envolveram agentes do Instituto Geral de Perícias (IGP).

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul