Interditado após deslizamento, Morro dos Cavalos registrou 500mm de chuva

Foto: PRF/Divulgação

Por: Claudio Costa

14/04/2024 - 14:04 - Atualizada em: 14/04/2024 - 14:36

Desde a última quarta-feira (10), a circulação marítima mantém a chuva persistente e volumosa no Litoral de Santa Catarina.

Nos últimos 4 dias, segundo dados das estações meteorológicas oficiais, foram registrados mais de 200mm de chuva em áreas do Litoral Sul e Grande Florianópolis, com pontuais em torno de 325mm e 377mm em Praia Grande e Garopaba, respectivamente.

Desde a noite de sábado (13), a região mais atingida por alagamentos e deslizamentos foi a Grande Florianópolis.

Os acumulados nas últimas 24 horas mostram que foram vários os municípios que registraram volumes acima de 100mm.

Adicional a esta informação, uma estação pluviométrica particular da concessionária Arteris, localizada no município de Palhoça, na localidade da enseada do Brito, na BR 101 – Morro dos Cavalos, registrou cerca de 215mm entre a meia-noite e às 5h deste domingo (14), o que corresponde a cerca de duas vezes o esperado para o mês de abril em um curto período de tempo.

Entre sábado e o início deste domingo foram 500mm. Nos últimos quatro dias (de quarta-feira até hoje) o total soma 666mm, sendo cerca de 5 vezes o esperado para o mês de abril em apenas 4 dias.

Este volume de chuva extremo, mostra como a influência local da orografia influencia as regiões de chuva volumosa em eventos de circulação marítima no litoral.

Uma queda de barreira foi registrada no quilômetro 234 da BR-101 e não há previsão de liberação da via.

Rotas alternativas podem ser utilizadas para quem busca ir ou voltar do Sul de Santa Catarina.

Para quem busca seguir para o Sul do Estado, os condutores podem seguir até o quilômetro 215 da rodovia e acessar a BR-282.

Para quem está indo para o sentido Norte, o desvio pode ser feito no quilômetro 236 para acessar a BR-285.

Deslizamentos

Em decorrência dos altos acumulados de precipitação observados desde a última quarta-feira (10) até este domingo (14) no litoral catarinense, o solo na região da Grande Florianópolis e Litoral Sul apresenta-se encharcado, auxiliando na instabilidade e favorecendo as condições para deslizamentos.

Com isso, foram observadas ocorrências de deslizamentos em diversos municípios destas regiões, sendo necessário a população estar atenta aos sinais de deslizamentos, como inclinação de postes e muros, trincas nas paredes das casas e estalos em regiões de encostas principalmente nas áreas em laranja e vermelho do mapa.

Notícias no celular

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense e pós-graduando em perícia criminal.