Instabilidade volta a ganhar força e pode trazer deslizamentos e até enchente para a região de Jaraguá do Sul

Trânsito ficou interrompido na rua Antônio Machado, no bairro Nereu Ramos | Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

05/10/2023 - 15:10 - Atualizada em: 05/10/2023 - 15:58

Coma instabilidade voltando a ganhar força, a chuva deve colocar a região de Jaraguá do Sul em alerta máximo nos próximos dias.

Na tarde desta quinta-feira (5), a Defesa Civil de Santa Catarina vai realizar uma reunião com os coordenadores municipais para repassar as informações sobre a previsão para os próximos dias.

Entre sexta-feira (6) e domingo (8), há possibilidade de ocorrência de deslizamentos e até de uma enchente.

Segundo o coordenador de Defesa Civil na região do Vale do Itapocu, Osvaldo Gonçalves, a previsão é de 100 a 200 milímetros de chuva na região Norte.

Porém, algumas regiões no Estado que podem receber até 300 milímetros.

Gonçalves explica que a instabilidade começa a ganhar força na sexta e com ela , mas é no sábado e no domingo que a situação deve piorar.

Neste período, é que deve ocorrer o maior acumulado de chuva.

“A região do Vale do Itapocu já está saturada, pois recebemos cerca de 130 milímetros de chuva. Jaraguá do Sul, Guaramirim e Corupá foram os municípios mais afetados diretamente. Em algumas regiões podem ocorrer vendavais, o que pode agravar o desastre. Em outros locais, é possível que ocorram enchentes”, frisa.

Os três municípios já sofreram com alagamentos no decorrer da quarta-feira (4).

Entretanto, analisando o histórico de ocorrências, os deslizamentos são uma grande preocupação em todas as cidades da região.

“Os deslizamentos ocorrem após um grande quantitativo de chuva na região. Desde quarta-feira chove na região e o solo está muito saturado, com pretensão de deslizamento. A chegada desse grande quantitativo de água nos próximos dias vai potencializar esse essa situação. Orientamos as pessoas que moram nas áreas de risco a ter uma atenção maior, pois esse tipo de evento vai ocorrer”, destaca.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense e pós-graduando em perícia criminal.