Não é de hoje que a insegurança atormenta quem precisa passar pela Praça Maria Rodrigues, ao lado do Terminal Central, em Criciúma. O local estratégico da cidade, de bastante movimentação, vem sendo cada vez mais utilizado por usuários de drogas, pedintes ou mesmo aqueles mal intencionados, já que, furtos e assaltos não são raros por lá. Sem contar as constantes abordagens a motoristas que precisam parar no sinal ao lado.

A Praça foi novamente pauta na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira. O vereador Obadias Benones (Avante) questiona o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma, tenente-coronel Sandi Murís de Medeiros Sartor, se existe a possibilidade de intensificação de rondas ostensivas no local, já até apelidado por alguns de “cracolândia” de Criciúma. O assunto voltará a ser explanado.

Confira outros assuntos abordados no Legislativo


Tribuna Livre é ocupada pela Assobrafir

A Tribuna Livre desta terça, a pedido do vereador Paulo Ferrarezi (MDB), foi destinada à Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir). O especialista Bruno Búrigo Peruchi trouxe os benefícios da fisioterapia respiratória do sono para a pauta.

Jair Alexandre aponta demandas do Bairro Maria Céu

Jair Alexandre (PL) aponta demandas do Bairro Maria Céu. Para o vereador, há necessidade de instalação de câmeras de monitoramento e de cercamento gradil da Praça Otávio Tomaz; de urgente drenagem pluvial do campo de futebol de areia, que fica ao lado do posto de saúde, e de capeamento asfáltico das ruas Honório Benjamim Pereira, Oadi Matheus Silvano e Romeu Lopes de Carvalho.

Moacir Dajori alerta para necessidade de intendência na Grande Próspera

Moacir Dajori (PSDB) alerta o executivo municipal sobre a necessidade de uma intendência na Grande Próspera, O vereador justifica que a região compreende 27 bairros.

Obadias Benones trabalha pelo acolhimento de idosos vítimas de violência

Benones solicitou ainda informações do executivo municipal. O vereador quer saber quantos idosos foram agredidos em Criciúma, nos anos de 2021 e 2022, e quais são os procedimentos para acolhimento destas vítimas. Para o parlamentar, poderia ser desenvolvido um projeto para construção de um centro de acolhimento público de idosos.

Daniel Antunes atua em favor dos alunos surdos do Município

O vereador Daniel Antunes (União) questiona a quantidade de crianças surdas que frequentam a Rede Municipal de Ensino, os CEIs da Afasc e em quais escolas elas estão matriculadas. Sabendo da existência da Escola Polo para Surdos na cidade e baseado na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, o parlamentar ainda pergunta quantos profissionais capacitados em Linguagem de Libras a unidade possui e quantos são os alunos surdos atendidos por ela.

Câmara aprova Programa de Parcerias e Investimentos em Criciúma

O PE 50/2022 acaba de ser aprovado no plenário da Câmara Municipal. O texto institui o Programa de Parcerias e Investimentos no Município, com o objetivo de promover, fomentar, coordenar, disciplinar, regular e fiscalizar concessões, parcerias público-privadas e a desestatização no âmbito da Administração Pública Municipal de Criciúma.

Câmara autoriza serviço de transporte de atletas das categorias de base

O PLC-EXE 27/2022 acaba de ser aprovado em plenário. O texto do projeto autoriza o poder executivo, por meio da Fundação Municipal de Esportes, a prestar o serviço de transporte de atletas, das categorias de base do Criciúma Esporte Clube, para fins educacionais.