Inscrições abertas para quem deseja se tornar um Guarda-Vidas Civil Voluntário nas praias do Sul

Por: OCP News Criciúma

06/10/2022 - 19:10 - Atualizada em: 06/10/2022 - 19:53

Contagem regressiva para o início de mais uma Operação Veraneio no Sul de Santa Catarina.

O 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), com sede em Criciúma, abriu as inscrições para quem deseja atuar como Guarda-Vidas Civil Voluntário nas praias de Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Morro dos Conventos, Balneário Gaivota e Passo de Torres.

As inscrições seguem até o dia 20 de outubro e podem participar pessoas com idade acima de 18 anos e estar apto fisicamente. Após isso, os que tiverem a inscrição confirmada, serão submetidos ao exame toxicológico e teste de aptidão física, com corrida e natação.

“São necessárias várias etapas para selecionarmos aqueles que mais se adequam ao nosso formato de trabalho, já que eles irão representar o nome da instituição nas praias durante todo o verão”, explica o subcomandante do 4º BBM, major BM Renan Silvério da Rosa Fernandes.

Os aprovados, nas etapas antes citadas, passam por um curso, que inicia no dia 09 de novembro e segue até o dia 12 de dezembro. Durante o mês os alunos aprendem técnicas de resgate e prevenção a afogamentos.

“Nós lecionamos matérias teóricas e práticas, para que eles estejam aptos para todo e qualquer tipo de ocorrência no meio aquático”, acrescenta o subcomandante.

Para o comandante do 4º BBM, tenente-coronel BM Henrique Piovezam da Silveira, os novos alunos serão fundamentais para alcançar a meta de nove temporadas sem morte em áreas guarnecidas.

“Estamos há oito anos sem ocorrências com óbitos nas áreas assistidas pelos guarda-vidas civis, isso se deve ao intenso trabalho realizado por eles, de prevenção e orientação”, enfatiza.

Os editais das quatro praias que pertencem ao 4º BBM podem ser acessados através do link.