Informação de que a Latam distribui passagens continua enganando o público

Por: OCP News Jaraguá do Sul

13/11/2017 - 16:11 - Atualizada em: 13/11/2017 - 16:54

“A companhia aérea de LATAM está dando 2 ingressos grátis para todos! no 41º aniversário!, Obter os seus bilhetes gratuitos : http://www.lataɱ.com/tickets Desfrute do seu voo !.” Esta mensagem, com erros de digitação e português, afirmando que a companhia aérea Latam está de aniversário, fazendo 41 anos, e, para comemorar, oferece passagens grátis pela internet, é sempre uma oportunidade tentadora para quem quer viajar, mas a “promoção” da Latam que está circulando nas redes sociais é falsa, segundo a empresa já havia divulgado e vários sites dedicados à confirmação de possíveis fakes também já explicaram.

Porém, o fake que circula há cerca de dois anos continua enganando algumas pessoas e com frequência é viralizado por meio das redes sociais. O site “Canaltech” entrevistou em setembro o presidente da Eset no Brasil, Camillo di Jorge, que disse que com o golpe os cibercriminosos induzem os usuários a responderem a uma pesquisa em troca de recompensa financeira. Sem perceber, há risco do internauta instalar em seu navegador alguma ferramenta que faça a captura de dados.

Segundo os “caçadores de fakes” na internet, a página falsificada é muito semelhante à original da Latam e, por isso, muita gente acaba caindo no golpe sem perceber que o domínio do site não é o verdadeiro. A vítima também recebe uma mensagem parabenizando-a por ter ganhado dois bilhetes gratuitos. A publicação falsa também apresenta comentários igualmente falsos de usuários que supostamente teriam recebido sua recompensa.

LEIA MAIS:

É fake! Confira como detectar e filtrar o que é mentira e verdade nas redes sociais