Índice de roubos cai 80% no primeiro trimestre em Jaraguá do Sul e região

Guarnições de Radiopatrulha realizam blitz em locais estratégicos | Foto: 14º BPM/Divulgação

Por: Claudio Costa

06/04/2019 - 05:04

O número de roubos na microrregião teve queda de 80% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados referentes aos municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba e Corupá foram contabilizados pelo comando do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Enquanto em 2018 foram 93 casos, nesse ano foram registrados apenas 18.

Já a ocorrência de furtos nos municípios da circunscrição do batalhão foi 28% menor entre janeiro e março, em comparação com os três primeiros meses de 2018.

De acordo com o comandante do 14º BPM, tenente-coronel Márcio Leandro Reisdorfer, este índice regional acompanha a queda no número de ocorrências deste tipo em Jaraguá do Sul, que começou o ano com uma redução de 30% somente em janeiro.

“Em Santa Catarina, nós somos a região da Polícia Militar em primeiro lugar em bons índices de criminalidade. Pegar um índice muito bom de roubo e diminuir 80%, pegar um bom índice de furto e diminuir 28%, quer dizer que o nosso trabalho está dando certo”, ressalta. “Nós estamos aqui para ditar alguma estratégia, mas, se não fossem os policiais nas ruas, as questões não saem do papel”, completa Reisdorfer.

O comandante credita a redução nos índices a duas novas estratégias implantadas no policiamento ostensivo na região: a realização de barreiras policiais pelas guarnições de Radiopatrulha em diversos pontos de Jaraguá do Sul e a incursão das unidades de policiais militares especializadas do 14º BPM nos outros quatro municípios. Ambas ações dinamizaram e reforçaram o policiamento em todas as cidades.

Foto OCP News

“Com as novas estratégias, os roubos na região já começaram a cair em novembro do ano passado. Em janeiro, já haviam caído cerca de 21%”, exemplifica o comandante.

Do ponto de vista estratégico, ele avalia ainda a necessidade de compreender a dinâmica desse tipo de crime. “A questão dos roubos não é como o tráfico de drogas, que se combate com informação inteligência.

No roubo, por ser um crime de oportunidade, o combate é estritamente ligado à ostensividade. Então, na realidade, o assaltante vê que aquele local está bem patrulhado e não vai cometer o roubo”, destaca o tenente-coronel.

Radiopatrulhas e barreiras

Após assumir o comando do 14º BPM, Reisdorfer passou a implantar o plano de novas táticas de patrulhamento ostensivo com cinco estágios. As estratégias buscam diminuir os índices de criminalidade com mudanças no modo de agir dos policiais militares.

As estratégias apresentaram resultados claros na Operação Natal 2018, quando a PM não registrou furtos e roubos na área central de Jaraguá do Sul. Naquele curto espaço de tempo, as paradas das Radiopatrulhas em pontos estratégicos e a vinda de polícias especializadas, como da Cavalaria, foram testadas.

Para Reisdorfer, redução nos índices é consequência das novas estratégias de patrulhamento | Foto: Fábio Junkes/OCP News

No segundo estágio do plano do comando do 14º BPM, estão as barreiras policiais feitas por Radiopatrulhas. Com o intuito de coibir a livre passagem de bandidos pela cidade, essas barreiras são formadas por guarnições de dois setores diferentes, que agem em conjunto.

Conhecida no meio policial como uma estratégia eficiente para o combate de crimes contra o patrimônio e tráfico de drogas, as barreiras são feitas sem horário fixo e em áreas com maiores índices  de criminalidade.

“As barreiras estão sendo feitas em novos locais porque estamos sempre buscando cercar alguma situação, estamos trabalhando em cima de dados naquela região. As barreiras policiais são montadas em diversos pontos da cidade e têm surtido efeito desejado.  A questão do trânsito não é deixada de lado, lógico, mas os policiais militares que trabalham nessas barreiras têm como prioridade a parte criminal”, afirma.

Especializadas nos cinco municípios

O quarto estágio do plano implantado desde o início da gestão de Reisdorfer buscou intensificar a  incursão de policiais militares do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) e do Canil nos outros quatro municípios da região, o que acontecia apenas quando havia ocorrências em que essas unidades eram requisitadas.

Com isso, houve um reforço substancial no número de policiais realizando o patrulhamento de Guaramirim, Schroeder, Massaranduba e Corupá. Com mais policiais nas ruas dos municípios, em escalas pré-programadas pelo comando da PM, o combate ao crime ficou mais intenso nas outras cidades.

“Nos outros municípios, nós temos um número x de guarnições por dia. Se eu consigo colocar lá o Tático, a Rocam e o Canil, acabo potencializando o efetivo dos outros municípios. Com isso, como sempre digo,  eu estou cuidando da fronteira ao redor e protegendo o núcleo”, pondera o comandante.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?