Incêndios em vegetação acendem alerta na microrregião

Por: Claudio Costa

01/08/2017 - 09:08 - Atualizada em: 01/08/2017 - 15:41

Os diversos casos de incêndio em vegetação registrados nos últimos dias acendem um alerta na microrregião. Pelo menos quatro ocorrências movimentaram os bombeiros voluntários de Jaraguá do Sul, Guaramirim e Schroeder. Na quinta-feira (27), o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) emitiu um alerta para o risco de queimadas no Estado.

Ainda de acordo com o Ciram, essa condição deve permanecer nos próximos dias. Segundo o órgão estadual, os indicativos dos modelos numéricos de previsão são de que o tempo permaneça seco, com chuva voltando a ocorrer em Santa Catarina apenas nesta quarta (2) ou quinta-feira (3), devido ao avanço de uma frente fria. O volume esperado não é alto, variando entre 20 a 40 milímetros.

O chefe operacional do Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Dionei de Oliveira, comenta que a maior parte das ocorrências começam com situações rotineiras. “Chega essa época do ano e as pessoas querem fazer a limpeza do jardim e a queima de galhos. Mas o vento pode alastrar essas chamas e acabar ocasionando um incêndio numa área de mata próxima”, destaca o bombeiro. “A umidade baixa do ar acaba colaborando bastante para esse tipo de evento”, completa.

QUATRO OCORRÊNCIAS NOS ÚLTIMOS DIAS

Os bombeiros voluntários registraram duas ocorrências de incêndio em mata no domingo (30) em Jaraguá do Sul. Um dos chamados aconteceu no início da tarde, na rua José Emmendoerfer, no bairro Nova Brasília. As chamas consumiram uma área de aproximadamente 400 m². Outra ocorrência foi registrada no fim da tarde no bairro Rau, mas o fogo foi controlado por moradores antes mesmo da chegada dos bombeiros.

Outros dois casos foram registrados pelas corporações de outras cidades da região. No início da tarde de sexta-feira (27), um incêndio tomou uma área de eucaliptos com muitas folhas secas na rua Hilário Guckert, no bairro Centro Leste, em Schroeder. Ao todo, os bombeiros utilizaram 4.500 litros de água para fazer o combate às chamas, além de abafadores e enxadas. Por volta das 17h22 de domingo, uma área de vegetação pegou fogo na rua Marcionilo dos Santos, no bairro Corticeira, em Guaramirim.

Leia mais: Bombeiros voluntários atendem a dois casos de incêndio em mato em Jaraguá do Sul 

CUIDADOS PARA EVITAR INCÊNDIOS EM MATA

• Evitar queimadas, seja para plantio ou descarte de lixo, em áreas próximas a vegetação ou terrenos;

• Não jogar cigarro em terrenos limítrofes de rodovias;

• Não acender fogueiras;

• Prestar atenção a ligações elétricas em áreas de vegetação;

• Em caso de ocorrências de fogo em vegetação, chame o Corpo de Bombeiros Voluntários através do telefone 193.