Incêndio no Parque da Serra do Tabuleiro deixa Palhoça em situação de emergência

Fogo ameaçou casas na região da Praia da Pinheira | Foto Corpo de Bombeiros/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

11/09/2019 - 08:09 - Atualizada em: 11/09/2019 - 08:17

O prefeito de Palhoça, Camilo Martins, decretou, situação de emergência na cidade por conta do incêndio que atingiu parte do Parque Estadual Serra do Tabuleiro.

O fogo, que começou na área de vegetação na Praia da Pinheira, foi controlado após intensa atuação do Corpo de Bombeiros Militares da região.

Segundo o tenente Wagner Januário Cardeal, comandante de área do 1º e 10º Batalhões do CBM, foram necessárias quase 15 horas de trabalho para conter as chamas, que começaram numa próxima a BR-101 e ameaça casas de moradores da região. Os trabalhos terminaram por volta das 4h30min desta madrugada.

Bombeiros precisaram de quase 15 horas para combater o fogo | Foto Corpo de Bombeiros/Divulgação

Ainda segundo o Wagner Januário, não há mais nenhum grande foco, mas ele destaca que há chances de as chamas voltarem por conta do relevo e do clima. “A vegetação seca e o vento costumam fazer com que o fogo retome”, afirma.

No combate ao fogo, a secretaria municipal de Segurança Pública, por meio da Defesa Civil, auxiliou os Bombeiros. A prefeitura também disponibilizou dois caminhões hidrojato e equipes da Samae para ajudar a controlar o fogo.

Também foram usados o helicóptero Arcanjo, que ajudou a levar as equipes às áreas de difícil acesso e outros cinco caminhões dos Bombeiros para combater as chamas.

Receba as notícias do OCP no WhatsApp: