Um incêndio de grandes proporções está sendo combatido por bombeiros voluntários de toda a região. As chamas estão consumindo uma área de mata no limite entre Jaraguá do Sul e Corupá. O chamado através do número 193 foi registrado à 0h45 desta segunda-feira (25).

Na madrugada, o incêndio chegou a ameaçar residências na Vila Machado A primeira ação das guarnições que chegaram no local da ocorrência foi jogar água nas proximidades das casas. A situação foi controlada, mas as chamas se propagaram para a área de mata.

Helicóptero Águia 3 ajudou no combate às chamas | Foto: Fábio Junkes/OCP News

“Por volta da meia-noite, acordei e senti o cheiro de queimado. Voltei a dormir, mas o meu filho mora na outra rua e viu que estava pegando fogo. Ele foi quem ligou para os bombeiros. O morro estava todo em chamas e a sorte foi os bombeiros chegarem a tempo, porque tinha muito vento”, comenta o morador da localidade João Correia, de 45 anos.

Durante a manhã, 18 bombeiros voluntários de Jaraguá do Sul e de Corupá trabalharam no combate as chamas. O helicóptero Águia 7, da 3ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, foi chamado para da lançar bolsões de água e auxiliar as equipes em terra.

O trabalho dos bombeiros voluntários foi orientado com a ajuda do drone do 14º Batalhão de Polícia Militar. Com imagens térmicas foi possível orientar o grupo de bombeiros voluntários que, em solo, continuavam a combater pequenos focos do incêndio com o uso de ferramentas.

Câmera termal do drone do 14º BPM ajudou a orientar as equipes em terrra | Foto: 14º BPM/Divulgação

“Estamos tendo muitas dificuldades em controlar as chamas por causa da mata fechada com bambus e muitas folhas secas. O fogo não pega nenhum ponto de umidade e continua queimando no chão. O vento forte e a terreno inclinado facilitam a propagação das chamas”, comenta o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Neilor Vincenzi.

Durante a tarde, os bombeiros voluntários de Corupá e Jaraguá do Sul contaram com o reforço de guarnições de Guaramirim. Mas o trabalho de combate às chamas foi encerrado e deve recomeçar no início da manhã desta terça-feira. A área aproximada atingida não foi calculada.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc...):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança