O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina segue atuando no combate a um incêndio em material orgânico nas dependências da Comcap, no bairro Itacorubi, em Florianópolis. A ocorrência teve início na tarde de domingo, dia 1º de fevereiro de 2026, e exige atuação contínua das equipes devido às características do material atingido.
Neste sábado (7), os trabalhos continuam no local com o apoio de maquinário da Prefeitura de Florianópolis. Duas viaturas de combate a incêndio e uma equipe formada por cinco bombeiros militares atuam no rescaldo da área, procedimento que consiste no resfriamento completo do material queimado para evitar a reignição das chamas.

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
O material orgânico está sendo revolvido com o auxílio de uma retroescavadeira, permitindo o acesso das guarnições aos focos profundos de calor e garantindo maior eficiência no resfriamento. As ações resultaram na redução significativa da emissão de fumaça ao longo do dia.
A causa do incêndio foi considerada indeterminada, podendo ter sido provocada por diferentes agentes ígneos, como faíscas ou materiais aquecidos em razão das altas temperaturas ambientais. A continuidade da queima está relacionada ao grande volume de resíduos orgânicos em decomposição, que favorece a formação de gases combustíveis e dificulta a extinção completa do fogo.