Incêndio destrói galpão na Grande Florianópolis

Foto: Divulgação/CBMSC

Por: Ewaldo Willerding Neto

22/03/2024 - 09:03 - Atualizada em: 22/03/2024 - 09:53

Uma ocorrência de incêndio em um galpão de cerca de 700 metros quadrados mobilizou equipes de bombeiros em uma operação de combate intensivo na noite desta quinta-feira (21), em Barreiros, São José. Ao chegarem ao local, os bombeiros constataram que aproximadamente um terço da área total da estrutura havia sido atingida pelo fogo, que se alimentava de materiais diversos, principalmente papel, plástico e isopor. Não houve feridos.

Para conter as chamas, foram montadas duas linhas de ataque com mangueiras, enquanto o apoio do veículo AT 55, que dispõe de grande quantidade de água, juntamente com o efetivo da ambulância de Biguaçu e o caminhão de combate a incêndio do Estreito. Os esforços se concentraram também na resfriagem da parede traseira do galpão, que fazia divisa com uma madeireira, reduzindo o risco de propagação do incêndio.

A operação demandou cerca de 25 mil litros de água para o combate inicial. No entanto, ao longo da noite, o caminhão de combate a incêndio de São José precisou retornar ao local para extinguir novos focos. Isso ocorreu devido à formação de uma camada rígida sobre o material plástico queimado, impedindo que a água alcançasse as áreas ainda aquecidas abaixo.

A situação na manhã desta sexta-feira (22) está sob controle, mas as autoridades permanecem vigilantes. A investigação sobre as causas do incêndio já está em andamento, visando prevenir futuros incidentes similares e garantir a segurança da comunidade local.