Um incêndio de grandes proporções atingiu um secador de grãos em Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina, na tarde de quinta-feira (5), destruindo cerca de 30 mil quilos de soja. As informações são do ND.

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 16h para o incêndio que ocorreu em uma cooperativa localizada na SC-477, no bairro Água Verde. No secador de grãos, havia 800 sacas de soja, o que equivale a cerca de 48 mil quilos do produto. Do total de sacas, 300 foram retiradas do local, evitando um prejuízo ainda maior.

Foram usadas três mangueiras para combater o incêndio - em um primeiro momento, os bombeiros conseguiram extinguir as chamas, mas elas retornaram minutos depois, exigindo um novo combate. Segundo os bombeiros, a fumaça escura e o calor intenso prejudicavam a ação perto do local e foi preciso combater o fogo de uma distância maior.

Com a ajuda de um caminhão munck da cooperativa, os bombeiros conseguiram combater as chamas com mais segurança e acabar com o incêndio. Cerca de 50 mil litros de água foram utilizados na ação, que contou com a participação de 11 bombeiros, incluindo profissionais de Major Vieira e Três Barras.

Nesta época de colheita de grãos, os incêndios em secadores são mais comuns. A secagem é necessária para retirar a umidade do produto, fazendo com que não se deteriorem com tanta facilidade.