Imagens de satélite mostram extensão dos danos em deslizamento que deixou mais de 2 mi vítimas em Papua-Nova Guiné

ANTES: Imagens de satélite mostram deslizamento com 2 mil soterrados em Papua-Nova Guiné / 2024 Planet Labs Inc.

Por: Pedro Leal

27/05/2024 - 14:05 - Atualizada em: 27/05/2024 - 14:10

Imagens de satélite capturadas antes e depois do deslizamento de terra que atingiu a província de Enga, em Papua-Nova Guiné, mostram as extensões dos danos, que deixaram mais de 2 mil pessoas soterradas.

As informações são da Reuters.

O número de vítimas foi fornecido pelo governo local nesta segunda-feira (27), enquanto o terreno dificulta a ajuda e diminui as esperanças de encontrar sobreviventes.

Depois: Imagens de satélite mostram deslizamento com 2 mil soterrados em Papua-Nova Guiné / 2024 Planet Labs Inc.

O ministro da Defesa, Billy Joseph, disse que 4 mil pessoas viviam em seis aldeias remotas e montanhosas na área de Maip-Mulitaka, na província de Enga, onde o deslizamento ocorreu nas primeiras horas de sexta-feira (24), enquanto a maioria dormia.

A estimativa, entretanto, estava subestimada, de acordo com a última projeção da agência de catástrofes da Papua-Nova Guiné.

Mais de 150 casas na aldeia de Yambali foram soterradas pelos escombros, disseram autoridades no domingo (26). A área continua a representar um “risco extremo”, disseram as autoridades, à medida que as rochas continuam a cair e o solo fica exposto a um aumento constante de pressão.

Cerca de 10 milhões de habitantes moram em Papua-Nova Guiné. O seu vasto terreno montanhoso e a falta de estradas dificultaram o acesso à área afetada.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).