“Igual um escravo”: Vídeo mostra homem correndo algemado a moto de policial militar em SP

Foto: Reprodução.

Por: Elissandro Sutil

01/12/2021 - 13:12 - Atualizada em: 01/12/2021 - 14:02

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem algemado preso a uma moto, pilotada por um policial militar em São Paulo.

O caso aconteceu na tarde desta terça-feira (30), por volta as 15h, na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mell, próximo à Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo.

Nas imagens, é possível ver um homem com roupas simples correndo algemado atrás da moto do policial, que estava na faixa de ciclistas da avenida.

Uma das pessoas que gravava o momento disse: “Olha aí, ele algemou e está andando igual um escravo.”

Em entrevista ao g1, o advogado Ariel de Castro Alves, membro do Grupo Tortura Nunca Mais, afirmou que o caso configura crimes de tortura e abuso de autoridade.

A PM abriu um inquérito policial militar para investigar e apurar o caso. Além disso, disse que “repudia tal ato”.

“Isso é uma atrocidade. Vamos tomar as devidas providências. Amanhã, abriremos um procedimento”, disse o ouvidor das Polícias do estado, Elizeu Soares Lopes, que pedirá para a PM apurar a conduta do agente.

Nota da PM

Por meio de uma nota, a PM se pronunciou.

“A Polícia Militar, imediatamente após tomar ciência das imagens, determinou a instauração de um inquérito policial militar para apuração da conduta do referido policial e o seu afastamento do serviço operacional. A Polícia Militar repudia tal ato e reafirma o seu compromisso de proteger as pessoas, combater o crime e respeitar as leis, sendo implacável contra pontuais desvios de conduta.”

Confira o vídeo: