Um idoso de 67 anos foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros de Criciúma após se engasgar, com obstrução de vias aéreas por corpo estranho (ovace) e parada respiratória seguida de parada cardiorrespiratória, no final da tarde desta segunda-feira, no bairro Comerciário.

A vítima estava tomando café e comendo batata-doce, conforme informados aos socorristas pelos familiares.

Segundo os bombeiros, o paciente foi encontrado sentado, consciente, orientado e com sinais vitais alterados (baixa saturação 65%), apresentando palidez, cianose (roxo) na região dos lábios e respiração parcial.

“Iniciada a manobra de Heimlich, ao qual foi executada em torno de 20 vezes, sem sucesso. Então, o paciente, que morava no 11° andar, foi encaminhado rapidamente para o ASU-427 onde, durante o deslocamento para o pronto socorro do Hospital São José, entrou em parada respiratória seguida de uma parada cardiorrespiratória, sendo realizado procedimento de ressuscitação (compressão torácica) até a chegada no ambiente hospitalar, ficando o paciente aos cuidados da equipe médica do Hospital São José”, informou a corporação.